Qual a importância do Seguro DPVAT

O DPVAT nada mais é que o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, lei  6.194/74. É obrigatório e utilizado para indenizar as vítimas de acidentes causado por veículos automotores. E apesar de somente os donos de veículos serem obrigados a pagar, toda pessoa vítima de acidente será beneficiada. Não há isenção de pagamento e o valor deve ser pago anualmente de uma única vez juntamente com o IPVA.

Veja abaixo os casos onde há a indenização através do DPVAT:

Indenização Beneficiário
Morte Herdeiros – Valor a ser dividido entre os herdeiros em partes iguais.
Invalidez permanente Vítima do acidente
Reembolso Vítima do acidente

Os valores a serem pagos na indenização variam de acordo com a tabela de Seguro de Acidentes Pessoais.

Para dar entrada terá que reunir a documentação necessária em cada caso e a própria vítima ou representante legal poderá efetuar a solicitação. A data de vigência é correspondente ao ano do ocorrido. Em casos de mais de uma vítima, o valor será calculado individualmente.

Caso ocorra a inadimplência, além de problemas com a fiscalização, caso seja envolvido em algum acidente não terá a cobertura do seguro para as vítimas.

Vale ressaltar que este tipo de indenização é independente de culpa no acidente, desde que haja uma vítima ela será beneficiada, por isso a importância do DPVAT.

Gostou? Então compartilha na sua rede social!

Até a próxima.

Márcia Rabelo