Nova CNH Digital entrará em vigor a partir de fevereiro de 2018

Para quem já possui ou pretende tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação, saiba que tem novidade chegando para o ano que vem, será a CNH Digital que entrará em vigor a partir de fevereiro de 2018. A nova CNH Digital poderá ser utilizada em aplicativo e em caso se esquecimento da cédula de papel poderá ser utilizada.

Mais uma norma alterada pelo Conselho Nacional de Trânsito, que prevê que o condutor não poderá ser multado em caso de esquecimento da CNH e que poderá sacar o aplicativo com identificação do Código QR.

Mesmo com a modificação, a CNH de papel continuará sendo impressa em todo país, mas agora o condutor tem também essa outra forma de apresentação do documento quando necessário.

Segundo o Ministro das Cidades Bruno Araújo, “está dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento”. A partir dessa implantação o condutor continua sendo obrigado a andar com a CNH, porém poderá ser a de papel ou a digital. O aplicativo será a versão digital do documento com a mesma validade jurídica.

Como irá funcionar:

  • Cadastrar: será necessário o cadastro no Portal de Serviços do DENATRAN e solicitar o certificado digital;
  • Ativar cadastro: com um link enviado para o e-mail cadastrado será feito o login;
  • Segurança: será necessário a criação de um PIN para a segurança dos documentos armazenados;
  • Exportar: a CNH eletrônica será conferida através da assinatura digital do DENATRAN;
  • Bloqueio: acessando o Portal de serviços do DENATRAN será possível o bloqueio para não ser utilizado indevidamente.

Então, fique ligado em mais essa novidade para quem possui CHN ou pretende tirar a sua. Mais uma oportunidade de desburocratizar a utilização do documento em papel, uma vez que é possível a utilização através de um Smartphone. Bem mais fácil e prático no dia a dia corrido que vivemos.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo