DETRAN vai atender mais 17 municípios cearenses em mais uma etapa do programa CNH Popular

O DETRAN-CE já tem divulgada a relação dos próximos municípios a serem atendidos, por meio de comissões, no programa CNH Popular 2021/2022, entre os dias 26 e 30 de novembro. São mais 17 municípios nesta rodada.

Os candidatos inscritos no programa devem conferir o Status da sua inscrição no site oficial do DETRAN-CE. Aqueles que estiverem com a situação pendente, ou seja, faltando anexar algum tipo de documentação, precisam finalizar o processo até esta quarta-feira, 24/11, às 23h59, para que, desta forma, cumpram todos os requisitos estabelecidos no programa, tendo o seu cadastro aprovado.

Documentação necessária:

• Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de endereço ou declaração de residência
  • Declaração do CRAS (para Beneficiário do Programa Bolsa Família)
  • Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico)
  • Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para egresso do Sistema Prisional)

É necessário que os candidatos compareçam ao locais de atendimento com a devida documentação (original e cópia). A foto do documento de identidade (RG) deve ser anexada com frente e verso, assim, como a qualidade de todas as imagens dos demais documentos solicitados devem ser anexadas de forma clara e legível.

O site oficial do DETRAN-CE ressalta que divulgará, posteriormente, os endereços e horários de atendimentos em cada município, assim como o calendário das próximas comissões nas demais cidades.

Atenção!

Candidatos inscritos no programa CNH Popular 2021/2022 que forem prestar o exame do Enem no dia 28 de novembro, nos municípios de Limoeiro do Norte, Canindé, Crato, Pacajus e Cascavel, podem comparecer aos locais de atendimento no dia anterior ou no dia posterior à realização do Exame Nacional do Ensino Médio, conforme o calendário divulgado pelo site oficial do DETRAN-CE. Já os candidatos da cidade de Chorozinho, que forem prestar o exame do Enem, terão prioridade de atendimento no período da manhã.

Nos dois casos, é obrigatória a apresentação do Cartão de Confirmação para realização da prova do Enem.

Confira a relação dos municípios a serem atendidos:

• Milagres

• Redenção
  • Beberibe
  • Canindé
  • Barbalha
  • Pacajus
  • Cascavel

• Chorozinho
  • Limoeiro do Norte
  • Canindé
  • Crato
  • Pacajus
  • Cascavel

• Limoeiro do Norte
  • Crato
  • Baturité
  • São Gonçalo do Amarante

• Farias Brito

Passo a passo do processo da CNH Popular do Ceará

1º Passo - O candidato deve verificar a disponibilidade da abertura de vagas e inscrições através do site oficial do DETRAN-CE.

2º Passo - Aguardar resultado da seleção.

3º Passo - Fazer a validação da inscrição através de:

• Entregar os documentos;
  • Capturar imagens;
  • Fazer exames médico e psicológico, no local pré-agendado e divulgado no município de cadastro;
  • Participar de curso teórico-técnico na autoescola (CFC) pré-selecionada, cumprindo a quantidade de horas/aula prevista na regulamentação vigente;
  • Realizar prova teórica-técnica, no posto o DETRAN/CE;
  • Participar de curso prático de direção veicular na autoescola (CFC) pré-selecionada, cumprindo a quantidade de horas/aula prevista na regulamentação vigente;
  • Realizar prova de prática de direção veicular, na área de exames do DETRAN/CE agendado pela autoescola (CFC) pré-selecionada.

Não se trata de Lei Nacional

Também é importante ressaltar que o programa CNH Popular ou Gratuita não se trata de uma ação do Governo Federal, e sim, Estadual. Ou seja, cada estado disponibiliza de acordo com suas verbas e condições. Neste caso, vale pesquisar se há disponibilidade no seu estado através do site oficial do DETRAN.

IMPORTANTE: As vagas para o Programa CNH Popular são disponibilizadas de forma sazonal, ou seja, é necessário verificar junto ao DETRAN de cada estado o início das inscrições para o programa. É importante verificar as regras e critérios de cada localidade diretamente no site oficial do DETRAN do estado. Além disso, o DETRAN não envia mensagens via WhatsApp ofertando vagas para a CNH Popular. Fique ligado!

Tags : CNHCNH CidadãCNH DigitalCNH GratuitaCNH PopularCNH SocialDETRAN