CNH Social beneficia 9 mil pessoas em 2018 no ES

CNH Social beneficia 9 mil pessoas em 2018 no ES; saiba como se inscrever

Nove mil capixabas poderão tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente este ano. A oportunidade é oferecida pelo Programa CNH Social 2018, lançado pelo Governo do Estado do Espírito Santo nesta terça-feira (6). As inscrições para as primeiras 3 mil vagas começam nesta quarta-feira (7) e vão até o dia 5 de abril.

O programa social possibilitará o acesso gratuito de pessoas de baixa renda à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil Kg), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Para se inscrever no programa, será necessário que o candidato esteja ou venha a se inscrever no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal –, seja maior de 18 anos e tenha renda familiar de até dois salários mínimos. Ao todo, serão ofertadas 9 mil vagas e o processo de inscrição será totalmente online, através do site do Detran-ES.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung destacou que o país precisa avançar no desafio de retirar as políticas públicas do controle das minorias. “Infelizmente, em nosso país, proporcionalmente, os pobres são quem pagam mais impostos. Temos que fazer nossas políticas públicas chegarem aos desvalidos. Temos que virar esse jogo. Esse programa prevê um investimento de R$15 milhões, com 9 mil carteiras. Estamos utilizando esse recurso para abrir portas e janelas de oportunidades para gente simples poder ter uma qualificação e possibilidade de renda”.

Público-alvo
O CNH Social é direcionado a pessoas de baixa renda e que fazem parte de programas sociais, como egressos do sistema prisional, estudantes da rede pública de ensino com bom desempenho escolar, trabalhadores desempregados há pelo menos dois anos, participantes do Bolsa Família, pessoas empregadas que recebam até dois salários mínimos e pequenos agricultores rurais que recebem receita bruta familiar de até dois salários mínimos.

CNH Social 2018
O programa CNH Social 2018 foi instituído pelo Governo do Estado por meio da Lei Nº 10.786, de 2017, e lançado por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Saiba mais
O CNH Social foi instituído pela Lei 9.665/2011, e tem o objetivo de fornecer gratuitamente o acesso das pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal seja igual ou inferior a dois salários mínimos – à obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B, bem como na adição das categorias A ou B e mudança para as categorias D ou E.

Os critérios para participação no programa foram alterados no dia 18 de dezembro de 2017. O beneficiário terá a gratuidade nos exames de aptidão física, mental, psicológica e toxicológico, quando exigido e na obtenção da primeira habilitação.

A gratuidade também é possível nas categorias A ou B, bem como na adição das categorias A e B e na mudança para as categorias C, D ou E; na realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem como as aulas ministradas em simulador de direção veicular.

Outra mudança diz respeito ao número de reprovações que o candidato poderá ter. Com a nova norma, o candidato reprovado poderá renová-los apenas uma vez, sem qualquer ônus, desde que o prazo do processo de obtenção de primeira CNH não tenha expirado.

Caso a validade do processo de obtenção de primeira CNH e de classificação nas categorias C, D e E, expire ou o candidato fique inabilitado, ele somente poderá ser incluído novamente no Programa após decorridos três anos (a contar do final de seu processo).

*Com informações do G1/Folha Vitória/DETRAN-ES

O Clube DETRAN foi desenvolvido para você que não quer ser reprovado na hora da sua prova teórica do DETRAN! Aqui você pode estudar com o Simulado DETRAN, com as provas e testes do DETRAN de vários estados do Brasil.

19

Deixe seu Comentário

avatar
18 Comentar tópicos
1 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
16 Autores de comentários
jose marcelo da silvaAlexssandro Leite de SouzaGicele amorimRaquel frutuosoAureo P Gomes Filho Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Alexssandro Leite de Souza
Visitante
Alexssandro Leite de Souza

Gostaria de saber onde faço minha inscrição gratuita ? Pela… Leia mais »

Gicele amorim
Visitante
Gicele amorim

Gostaria de saber se em conselheiro lafaiete mg ja tem?… Leia mais »

Raquel frutuoso
Visitante
Raquel frutuoso

Nossa tá muito difícil preencher o formulário pra Escricao não… Leia mais »

Aureo P Gomes Filho
Visitante
Aureo P Gomes Filho

Ta difícil preencher o formulário de inscrição.

jose marcelo da silva
Visitante
jose marcelo da silva

como fasso quero tira minha cartera b qp a ja… Leia mais »

Angela Maria Rossoni
Visitante
Angela Maria Rossoni

Queria saber se eu estou na lista da CNH eu… Leia mais »

Angela Maria Rossoni
Visitante
Angela Maria Rossoni

Queria saber se eu conseguir a CNH

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account