fechar

Sua CNH venceu? Não jogue fora saiba suas utilidades

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu desde 29 de junho que a partir dessa data a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida poderá ser usada como documento de identificação. Muita atenção, isso não significa que o portador da CNH vencida pode sair por aí dirigindo. O documento vencido servirá unicamente para identificação e se você for pego guiando com a CNH vencida receberá uma multa e dependendo da autuação poderá ter sua CNH suspensa.

A lei de trânsito permite que o motorista dirija com a CNH vencida por mais 30 dias após a data da validade expirar. Se desrespeitar esse prazo, o condutor comete infração gravíssima, leva 7 pontos e a multa é de R$ 293,47.

Sua CNH venceu? Não jogue fora saiba suas utilidades

O CONTRAN entende que o documento não perde sua validade em relação aos dados pessoais do motorista e a validade da CNH tem a ver com os exames que devem ser feitos novamente como aptidão física e mental. Para outros fins como apresentar o documento em bancos, aeroportos entre outros, a validade não interfere.

O CONTRAN enviou um ofício comunicando a mudança a dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal. Em carta aos órgãos de trânsito, o CONTRAN afirma que discutiu o assunto em reunião e entendeu que a validade do documento só se refere ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental. Ou seja, é proibido dirigir com a CNH há mais de 30 dias, mas o documento e a foto continuam sendo válidos para comprovar os dados do motorista, assim como o RG.

Outras mudanças ainda estão sendo avaliadas pelo Senado como, por exemplo:

  • Câmara aprova fim de multa para quem esquecer a CNH; projeto deve seguir para o Senado;
  • Tempo de suspensão por 20 pontos na CNH aumentou;
  • Contra fraudes, carteiras de habilitação passam a vir com QR-Code.

Você que é um condutor deve estar sempre atento a novas mudanças. Se tiver alguma dúvida basta acessar nossa página e deixar sua pergunta.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Tags : Habilitação

1 comentário

  1. Gostaria de uma informação.. Tirei minha carta no Maranhão em 2009 e logo em seguida viajei para morar em Lisboa, eles ficaram de enviar para o meu endereço a original depois de um ano, e nunca enviaram.. Gostaria de saber como fazer para resolver esta caso, não tenho como viajar ao Brasil este ano, Trabalho, nao tem como resolver pelo consulado de Portugal..

Deixe seu Comentário