Veja todo passo a passo de como baixar a CNH Digital
Muitos motoristas não sabem, mas é possível obter a CHN Digital, no seu celular e ter a mesma validade que a impressa. E para esclarecer o passo a passo de como utilizar, nós do vocênoenem, vamos explicar como baixar a CNH Digital, também conhecida como CNH-e.
A CNH Digital nada mais é que uma versão online, com o mesmo valor jurídico, onde o motorista baixa o aplicativo, preenche todos os dados solicitados na inscrição. Além da comodidade, o novo sistema também proporciona maior durabilidade do documento. Mas quem tem a CNH antiga sem QR Code poderá solicitar uma nova, sem precisar aguardar o vencimento. Para isso, deve fazer a solicitação via site do Detran e depois comparecer a unidade física para confirmar os dados.
Veja como acessar e baixar a CNH Digital
- Acesse o Portal de Serviços do Denatran
- O celular deve ter acesso a leitura do QR Code
- O motorista receberá um link no e-mail, para ativar o cadastro
- Realizar a efetivação do cadastro o link do e-mail
- Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google
- Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran
- Criar uma senha de 4 números
O motorista que, por algum motivo, deseje cancelar o acesso, deve entrar Portal de Serviços do Detran e com o Certificado Digital, solicitar o bloqueio.
Como efetuar o primeiro Login na CNH Digital
- Inserir o CPF
- Digitar a senha cadastrada
- Digitar o código enviado pelo Portal de Serviços do Detran
- Cadastre uma nova senha e confirme
- Pronto, você já terá acesso a sua CNH Digital
Baixa adesão a CNH Digital
Seja por falta de divulgação ou inexperiência dos motoristas, a verdade é que a CNH Digital teve uma baixa adesão dos usuários, sendo que apenas 0,36% utilizam o aplicativo, correspondente a 247,6 mil pessoas. E de todos os Estados da Federação, São Paulo é o que mais emitiu a CNH Digital.
Segundo o Detran, outro fator que dificulta a adesão do novo sistema, é que o motorista deve ter uma CNH com QR Code e também um certificado digital, que é pago, e custa em torno de R$ 100,00.
Além de servir em abordagem de trânsito, a CNH Digital também é aceita como documento pela ANAC, ou seja, como documento oficial no momento do embarque de voos domésticos.