Entenda melhor como é feita a Transferência de Propriedade de Veículos
Vender um veículo talvez seja a parte mais fácil do negócio, ou pelo menos a menos burocrática. Por exemplo, você sabe como é feita a transferência de propriedade de veículos? Pois é, ela deve ocorrer toda vez que o veículo muda de dono e tem prazo legal para isso. Então vamos entender melhor como é feita a transferência de propriedade de veículos.
Documentos necessários para transferência de propriedade de veículos
- CRV – Certificado de Registro do Veículo;
- RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Laudo de vistoria feita
- Comprovante de pagamento das taxas referente a transferência.
O CRV deve estar assinado pelo vendedor com firma reconhecida em cartório, além disso o vendedor deve estar munido de cópias e originais de todos os documentos.
Qual o valor da transferência de veículos?
O valor da transferência pode variar dependendo do Estado, essa consulta pode ser feita no Detran do seu estado.
Qual o prazo para transferência do veículo?
O prazo é de até 30 dias a partir da assinatura do CRV. Caso o comprador ultrapasse esse prazo, será cobrada uma multa de aproximadamente R$ 196,00, e também uma multa grave e 05 pontos na carteira. Além disso, o vendedor tem a obrigação legal de comunicar ao Detran sobre venda dentro do mesmo prazo, sob pena de ter as responsabilidades impostas.
É obrigatório o reconhecimento de firma tanto do comprador quanto do vendedor na modalidade de autenticidade, ou seja, o reconhecimento é feito pelo funcionário do cartório no ato da assinatura.
Então, se você está pensando e comprar ou vender um veículo, não perca tempo e não deixe para depois a transferência do mesmo. E mesmo que seja algum conhecido ou parente, não importa, faça o quanto antes para evitar dores de cabeça do futuro, além de custos financeiros, claro.