Saiba como ter sua CNH Social Gratuitamente

São muitas as notícias falsas vinculadas pelas redes sociais e que devemos ter muito cuidado quando recebemos. E assuntos relacionados a CNH Social são diversos, mas é importante ressaltar que ela existe, porém nem todos os Estados tem o programa. Para auxiliá-los, vamos esclarecer alguns fatos importantes para que você saiba como ter sua CNH Social gratuitamente.

É possível sim, consegui uma CNH totalmente gratuita em alguns Estados, pois existe um programa chamado CNH Social ou CNH Popular, que possibilita essa oportunidade. Mas é importante lembrar que a regra depende de Estado para Estado e o número de vagas é limitado, em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, ainda não têm disponibilidade da CNH Social ou CNH Popular.

Saiba como se inscrever no Programa CNH Social

Para não cair nos famosos golpes vinculados, principalmente via WhatsApp, o cadastro é aberto somente no órgão responsável de cada região, como por exemplo o DETRAN e CIRETRAN, e não está disponível em todos os Estados, pois isso não se trata de um programa do Governo Federal. Fique atento somente as informações oficiais e de confiança, e em casos de inscrições, que sejam somente em órgãos oficiais do Estado. Não preencha nenhum cadastro em sites desconhecidos ou suspeitos.

Comissão aprova criação da CNH Social

Como se inscrever no Programa CNH Social

Quanto custa para tirar a Carteira de Motorista

Estados que oferecem a CNH Social 2019

A aberturas de vagas em cada Estado é liberado no site do DETRAN oficial de cada localidade. Estes Estados abaixo já tiveram parcerias e foram liberadas vagas em anos anteriores:

• Bahia – Na Bahia, há duas formas de conquistar a primeira habilitação gratuita. A primeira é pela Escola Pública de Trânsito do Detran – EPTRAN, que dá acesso gratuito à primeira habilitação as pessoas de baixa renda.
  • Amazonas – No Estado do Amazonas foi firmado uma parceria entre o governo e sindicato dos Centro de Formação de Condutores e as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Amazonas na Palmada Mão, além do próprio site do DETRAN.
  • Pernambuco – O Estado do Pernambuco é um dos mais frequentes na participação do programa, estando na 9ª participação. Podem participar pessoas cadastradas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, egressos do sistema penitenciário, socioeducandos da Funase, desempregados (renda familiar até três salários mínimos) e alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual.
  • Ceará – O Ceará participa do programa desde 2009, sendo financiado pelo Governo Estadual, e abrange as categorias A e B, para pessoas acima de 18 anos de baixa renda.
  • Paraíba – Neste Estado podem participar pessoas vinda de Programas Projovem ou Brasil Alfabetizado e pessoas egressas do Sistema Penitenciário ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação. Para categorias A e B, além de mudanças para categorias C, D e E.

Em alguns Estados, devido à crise financeira, o programa foi suspensa, como por exemplo no Espirito Santo e Rio Grande do Sul.

Segundo informações do DETRAN local, essas Estados ainda não possuem a CNH Social: Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins e no Distrito Federal.

Porém, os critérios utilizados são bem semelhantes nos Estados, tais como:

• Maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de 1 (um) ano;
  • Ser beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família e Chapéu de Palha;
  • Ser estudante de rede pública, com bom desempenho;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Dentre outros.

O vinculo a programas sociais vai depender de cada Estado, pois como já foi mencionado anteriormente, o programa é de acordo com as normas locais.

IMPORTANTE:

1. É de inteira responsabilidade do candidato as informações passadas sobre os critérios para participar do programa. Sendo assim, caso seja verificado inveracidade nas informações, o candidato será desclassificado.
  2. Não confunda o programa Habilitação CNH Social mantida pelo Governo e o projeto Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social mantido pelo SEST SENAT. Ambos são processos gratuitos para a obtenção da habilitação, porém são programas distintos.

Tags : CNHCNH SocialHabilitação

ROSANIA APARECIDALidia costa de souzaMaria de Fatima Gumercinda ErnestoDouglas Oliveira da SilvaJosé Teixeira Lima Autores recentes de comentários
ROSANIA APARECIDA
ROSANIA APARECIDA

ONDE PROCURO SOU DE GOIATUBA QUERO FAZER MINHA INCRICAO

Lidia costa de souza
Lidia costa de souza

Bom dia. Eu queria. Sabe se agente pg pelos erros de voces,e wue javoi uma aluna do curso do detram e foi eliminada pirque os seus olaboradore n sabia emforna nada, na epoca esta oedindo o cimulador mais eu erra pra fazer pois minha escricão foi feita em 2016 e ocimulado foi 2018 e eu pede de tiraminha carteira pra pode trabalhai ia com eu fico mim derem uma respista,muita gente ja mim disse que eu deveria cologa na justica pois tenho chase de ganha,porfavol mim ajudem obrigado

Maria de Fatima Gumercinda Ernesto
Maria de Fatima Gumercinda Ernesto

onde posso procurar em São Paulo

Douglas Oliveira da Silva
Douglas Oliveira da Silva

Aqui em Sorocaba SP Aonde eu Procuro ???

José Teixeira Lima
José Teixeira Lima

Muito bom a carteira de habilitação

Josiane Vanelli
Josiane Vanelli

Oi me chamo Josiane gostaria de saber se em Erechim já tem esse tipo de inscrição e como faço a inscrição obrigada.

Vanda
Vanda

Não consigo fazer a escricao

Mercia Araújo