fechar

O Detran-AM (Departamento Nacional de Trânsito do Amazonas) abrirá inscrições para o projeto CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) assinou convênio com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Amazonas (SINDCFC-AM), para implantação projeto CNH Social no estado. Por meio do projeto, que terá ainda a parceria de prefeituras do interior do estado, o órgão estadual de trânsito pretende habilitar, na primeira etapa, 10 mil pessoas, na capital e nos municípios do interior do Estado.

Proporcionar a inclusão social de pessoas de baixa renda, que hoje conduzem veículos sem estar habilitadas, a maioria delas para trabalhar, por questão de sobrevivência, é o principal objetivo do projeto, segundo o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza. “Permitir a essas que possam, primeiramente se regularizar, e contribuir para que tenhamos um transito mais seguro, e   depois obter uma atividade remunerada e garantir o sustento próprio e de sua família”, são a base desse projeto, conforme  preconiza o parágrafo segundo do Artigo 1º, e 74º  do Código de Transito Brasileiro (CTB)”, enfatizou Feitoza.

Para o diretor de Ensino, do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Amazonas, Getúlio Lopes, a parceria com o Detran-AM para emissão da CNH Social, corresponde a contrapartida dos CFCs, em seu objetivo principal, que é promover a melhoria da qualidade de vida no trânsito.


Segundo Leonel Feitoza, a sustentabilidade econômica do projeto será garantida por meio dos recursos que o Detran-AM obtém do Fundo de repasse do Seguro de Danos pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) e também pelas contrapartidas que virão dos CFCs e das prefeituras que aderirem ao projeto.

O projeto CNH Social é um dos três pilares da Escola Pública de Trânsito, programa do Detran-AM que engloba além da CNH social, a oferta de cursos de especialização na área de trânsito, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA),  e a realização campanhas educativas nas escolas da rede pública e particular de ensino, na capital e nos municípios do interior do Estado.

Desproporcionalidade


Leonel Feitoza apontou também como fator determinante para justificar o projeto da CNH Social, a desproporcionalidade entre a frota de veículos e o número de pessoas habilitadas, principalmente no interior do Estado. Ele citou como exemplo, o município de Itacoatiara, onde a frota em circulação é de 22.742 veículos para pouco mais de 7 mil pessoas habilitadas.

Inscrições para CNH Social

As inscrições no projeto CNH Social poderão ser feitas a partir do dia 9 de outubro, no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) ou pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão. Poderão se inscrever pessoas maiores de 18 anos, residente no Estado há pelo menos dois anos, que tenham renda familiar mensal de até três salários ou estejam desempregada a mais de um ano, ou ainda, inscritas em programas sociais governamentais, a exemplo do programa Bolsa Família, do governo federal. Não poderão participar da seleção pessoas com processos de CNH já iniciados, assim como pessoas que tenham cometido crimes a condução de veículos, ou que tiveram CNH cassada ou suspensa.


*Com informações do Detran-AM



Tags : CNH Social

12
Deixe seu Comentário

avatar
12 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
12 Autores de comentários
MarianaMaria do Socorro Bizerra MourãorebecaAldineiaFelipe bergue Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Mariana
Visitante
Mariana

também fiz minha incriçao em 2018 e ate hoje nunca saiu a lista de aprovados

Maria do Socorro Bizerra Mourão
Visitante
Maria do Socorro Bizerra Mourão

Eu fiz minha inscrição para 2017, nunca me deram nenhuma posição, nem a mim e nunca ouvi dizer, se alguém foi beneficiado.

rebeca
Visitante
rebeca

so mentira o site nem abre.

Aldineia
Visitante
Aldineia

Como fazer a inscrição?

Felipe bergue
Visitante
Felipe bergue

Como faz para fazer a inscrição? ????

Acácio
Visitante
Acácio

Queria saber se esse Benício é em tdo Brasil por exemplo bahia Juazeiro do da Bahia ou sp e pra quem tem alguma deficiência

Deiviane
Visitante
Deiviane

Parabéns, sei que muita gente vai quere espero conseguir essa vaga pois preciso muito e não tenho condições de pagar.

Loggan
Visitante
Loggan

Esse projeto contemplará CNH para Carro e Moto???