fechar

DPVAT 2019: O Que é e Para Que Serve
5 (100%) 9 votes

Saiba o que é e para que serve o DPVAT 2019

A sigla DPVAT significa Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, foi criado pela Lei nº 6.194/1974 e tem como objetivo assegurar as vítimas em acidentes que envolvam veículos em todo o território nacional. A administração do DPVAT pertence à Federação Nacional dos Seguros Privados e de Capitalização. Saiba o que é e para que serve o DPVAT 2019.

Qualquer vítima que sofra um acidente envolvendo um veículo pode requerer uma indenização do DPVAT, as indenizações são pagas individualmente, independentes do número de vítimas.  A legislação determina que todo proprietário de veículos mantenham o Seguro Obrigatório DPVAT em dia. Se ocorrer um acidente, e o veículo não estiver em dia com o DPVAT assim mesmo as vítimas serão indenizadas.

Não manter seu seguro pago em dia poderá causar algumas implicações. O proprietário do veículo não pagará multas nem encargos, mas o veículo não será considerado devidamente licenciado para os efeitos da fiscalização e o próprio proprietário deixará de ter direito a sua cobertura caso venha a necessitar, sendo obrigada a ressarcir todas as indenizações que forem eventualmente pagas para as vítimas do acidente em que estiver envolvido.


O pagamento é anual e não vale para o ano seguinte se você pagou em janeiro de 2018, por exemplo, em 2019 deverá pagar novamente. O seguro DPVAT também indeniza parentes de vítimas no caso de morte e invalidez que sejam permanentes além de arcar com todas as despesas médicas e hospitalares.

O seguro DPVAT não cobre:

  • Danos materiais como roubo.
  • Colisão ou incêndio dos veículos.
  • Acidentes ocorridos fora do território nacional.

Documentação necessária:

Veja toda a papelada necessária para dar entrada a indenização:

Para acompanhar o processo do seu pedido de indenização basta entrar no site DPVAT ou pelo ligar no SAC 0800 022 1204. Nestes canais você vai receber informações sobre as etapas de análise do pedido até o recebimento da indenização.


A data do vencimento do DPVAT vai variar de cada estado e sua consulta pode ser feita no site do DETRAN de seu estado. Dúvidas acesse nossa página.


Tags : SeguroSeguro DPVAT

Deixe seu Comentário

avatar