fechar

Deixe sua avaliação

Veja aqui como funciona cada categoria de Habilitação

Ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) facilita e muito a vida das pessoas. Além de passeios e tarefas a serem realizadas a CNH também possui categorias como a categoria que permite guiar ônibus e caminhões. Possuir uma categoria ainda é a dúvida de muitas pessoas, até mesmo em grandes empresas existem pessoas que não sabem o que podem dirigir de acordo com cada categoria. Veja aqui como funciona cada categoria de habilitação.

Abaixo relacionaremos categoria de Habilitação:

  • Categoria A:

Abrange veículos motorizados de duas ou três rodas. EX: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo.


  • Categoria B:

Abrange veículos motorizados de 4 rodas ou mais, desde que o peso não ultrapasse a 3.500kg ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG. Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

  • Categoria C:

Abrange veículos motorizados em transporte de carga e seu peso deve ter mais de 3.500 quilogramas. EX: Caminhão.

  • Categoria D:

Abrange veículos motorizados destinados ao transporte público cuja lotação seja maior que oito passageiros excluindo o motorista. Todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”. Ex: Micro-ônibus, Ônibus.


  • Categoria E:

Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total. Ex.: Veículo com dois reboques acoplados.

  • Categoria ACC:

Condutor de veículos de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas. Ex: Ciclomotores.

Vale também ressaltar que o condutor que tirar a sua 1ª habilitação terá acesso a PPD, Permissão Para Dirigir, que permanecerá por 01 ano.


Muitos podem até estranhar essa tabela, porque tem gente que acha que a carta C não existe mais, muitas empresas não aceitam, preferem a D, mas para trabalhar com carga, não faz diferença ter uma ou a outra. A grande diferença entre elas é que para tirar a D o candidato precisa ter no mínimo 21 anos, enquanto a C já pode ser tirada aos 19.

O processo de mudança de categoria envolve:

  • Agendar no portal do DETRAN. SP (www.detran.sp.gov.br) e no dia e horário comparecer à unidade de atendimento para fazer a coleta biométrica (assinatura, foto e digitais), apresentando os documentos necessários: o protocolo de agendamento, os originais e cópias do RG, do CPF e do comprovante de endereço;
  • Realizar o exame médico e avaliação psicológica;
  • Fazer 09 aulas teóricas no CFC;
  • Fazer 20 horas de aulas práticas de direção veicular na autoescola escolhida;
  • Fazer e ser aprovado na prova prática de direção veicular;

O processo de mudança de categoria pode ser feito em qualquer autoescola credenciada pelo DETRAN. SP para oferecer essa capacitação na cidade de domicílio do condutor. Só será autorizada a realização em autoescola de outro município se não houver estabelecimento credenciado para a categoria pretendida na cidade do motorista. A lista das autoescolas pode ser consultada no portal do DETRAN. SP, em “Parceiros”>”Centros de Formação de Condutores (CFCs)” ou direto no link a seguir: https://goo.gl/r4EnPa


Duvidas acesse nosso site.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende




Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário

avatar