fechar

Fim de Simulador para tirar CNH começa a valer a partir de hoje

O decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro em junho passado, pôs fim a obrigatoriedade do Simulador para tirar a CNH, Carteira Nacional de Habilitação. A regra começa  a valer a partir de hoje, 16 de setembro, exceto no Rio Grande do Sul, que conseguiu obter uma liminar onde mantém o uso do Simulador. A utilização do Simulador nas demais regiões do país para tirar a CNH passará a ser opcional pelo condutor.

O governo estipula uma diminuição no custo para tirar a CNH e desburocratizar o processo. Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em entrevista dada ao G1, “O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu comprovar que é importante para o condutor. Nos países ao redor do mundo não é obrigatório, mesmo em países com excelentes níveis de segurança no trânsito”, disse à época.

Principais mudanças

  • CNH para categoria B acaba a exigência de uso do simulador nas autoescolas para quem quiser tirar a CNH na categoria B;
  • Número de aulas passará de 25 para 20 horas;
  • ACC (motor de até 50 cm³) poderá fazer as provas teórica e prática sem ter feito aulas. A partir de setembro de 2020, voltam a ser exigidas as aulas, que cairá de 20 para 5 horas, sendo uma noturna;
  • No exame prático poderá ser utilizado o próprio ciclomotor — desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.

Especialistas criticam a nova regra

Apesar de começar a valer a partir desta segunda, a nova regra possui diversas críticas de especialistas em segunda de trânsito, com a alegação de que isso poderá acarretar o aumento de acidentes. “Talvez, em nome da ‘desburocratização’, tenhamos um cenário triste com o aumento de acidentes e mortes no trânsito”, disse Flavia Vegh Bissoli, vice-presidente da comissão de trânsito da OAB-SP, ao G1.




Tags : CNHHabilitaçãoSimulado

1
<h3><strong>Deixe seu Comentário</strong></h>

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Rozeli Antônia Gonçalves Feliciano Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Rozeli Antônia Gonçalves Feliciano
Visitante
Rozeli Antônia Gonçalves Feliciano

Parabéns senhor presidente essas auto escola cobram o olho da cara tinha que igual nos estado Unidos sem burocracia