Governo Federal lança novo programa que emite o Diploma Digital

O Governo Federal lançou no final do ano passado, o programa do Diploma Digital, onde permitirá as instituições publicas e particulares a emissão do Certificado de forma digital, e não mais impresso.

A intenção do programa, além de redução de custos, está também alinhada à  modernidade, praticidade, baixo custo, sustentabilidade, segurança e transparência. Segundo o Ministério da Educação, a previsão é de uma economia de 48 milhões ao ano, e a implantação deve ocorrer até o final de 2021 em todas as instituições, públicas e privadas.

Em declaração dada ao jornal O Globo, o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima, disse — “Estamos tentando corrigir um erro histórico. Nós ficamos muito distantes dos nossos alunos. O diploma visa garantir a simplificação. Hoje o processo é muito moroso, os mais simples demoram 120 dias e, às vezes, esses prazos não são sequer respeitados. A qualquer tempo o aluno poderá ter o diploma no celular ou no computador. Estamos revolucionando a partir do básico”.

Como vai funcionar o Diploma Digital?

Segundo o MEC, além de evitar o deslocamento dos estudantes até as instituições para retirada do diploma, também será eliminado a coleta de assinatura. O Diploma Digital irá contar com o código alfanumérico e um QR Code no verso para atestar a validade do documento, assim como já ocorre com o Título de Eleitor e CNH Digital. A priori, será válido somente para os graduados em instituições de ensino superior, tanto públicas como particulares.