Inscrição de 150 surdos no programa CNH Popular (CE)

Governo do Ceará inicia validação de inscrição de 150 surdos no programa CNH Popular

O Governo do Ceará iniciou, na segunda-feira (17), o processo de validação das inscrições de 150 surdos que se candidataram à seleção do programa CNH Popular. A ação é realizada em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef-CE).

Governo do Ceará inicia validação de inscrição de 150 surdos no programa CNH Popular

As pessoas com deficiência auditiva, que se inscreveram em pré-cadastro, participaram, nesta segunda-feira, da validação dos documentos no Detran. Os beneficiados participarão de próxima etapa do programa nos dias 16 e 17 de maio, quando farão os exames iniciais, como acuidade visual, medição de pressão e condições físicas, e farão a biometria, que é a captura da imagem do rosto e da digital dos 10 dedos das mãos.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, destacou a importância do acolhimento dos surdos no processo de seleção no programa Carteira de Motorista Popular. Ele afirmou que o Detran dará sequência ao seu trabalho social, que possibilitou a mais de 120 mil pessoas estarem com a sua carteira de motorista, após aprovação em todo o processo de habilitação para dirigir veículos, sem nenhum custo, por ser financiado integralmente pelo Governo do Ceará, por meio do programa Carteira de Motorista Popular.

Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Rebecca Cortez, a coordenadoria realizou a articulação para viabilizar a participação dos intérpretes de libras em todo o processo no Detran. “É mais um direito assegurado a essas pessoas que, com certeza, irá facilitar não somente sua autonomia, mas também abre portas no mercado de trabalho. Essa ação é uma demanda antiga apresentada pelo representante da deficiência auditiva no Cedef à coordenadoria especial e ao Gabinete da Primeira-Dama, onde buscamos de maneira articulada com o Detran viabilizar a execução dessa iniciativa inovadora e muito importante para o segmento”.

Nas etapas posteriores, eles assistirão às aulas de legislação nas autoescolas, com 45 horas/aula de carga horária; farão o exame teórico, com acesso a vídeo, com tradutor de libras, a língua brasileira de sinais, para depois digitar a alternativa da resposta; e terão aulas de prática de direção, com 20 horas/aula, para quem se candidatou para obter a carteira categoria A, para conduzir motocicleta, e 25 horas/aula para quem se candidatou a carteira a categoria B, para dirigi carro; e, finalmente, o exame prático.

*Com informações do Governo do Ceará/Fotos: Max Marduque

O Clube DETRAN foi desenvolvido para você que não quer ser reprovado na hora da sua prova teórica do DETRAN! Aqui você pode estudar com o Simulado DETRAN, com as provas e testes do DETRAN de vários estados do Brasil.

7

Deixe seu Comentário

avatar
7 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
6 Autores de comentários
Josenilda Tabosa MatosElielsamaraLuciano diego dias de souzaMauricio Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Josenilda Tabosa Matos
Visitante
Josenilda Tabosa Matos

Como faço p me inscrever, não consegui , preciso ser abilitada p carro, estou desempregada, representante comercial precisa desabilitação. É mais uma chance de trabalho.

Eliel
Visitante
Eliel

Boa noite eu ñ consigo me inscrever

Eliel
Visitante
Eliel

Como fasso para tirar minha abilitação estou precisando pq estou desempregado ñ tenho como pagar

samara
Visitante
samara

ola boa tarde não estou conseguindo mim escrever no programa cnh social

Luciano diego dias de souza
Visitante
Luciano diego dias de souza

Não estou conseguindo me escrever no programa

Mauricio
Visitante
Mauricio

como que eu mim escrevo para tirar a primeiro habilitação

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?