Inspeção veicular obrigatória até o final de 2019

Entenda como vai funcionar a Inspeção veicular obrigatória até o final de 2019

O CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, divulgou que até o final de 2019, a inspeção veicular será obrigatória em todo o país. Essa inspeção será obrigatória a cada 02 anos e todos os veículos com mais de 03 anos rodados devera passar pela análise do órgão responsável em cada Estado.

Antes, somente alguns Estados exigia inspeção, como São Paulo, por exemplo, mas deixou de ser obrigatório. A partir de 2020, todo veículo que passar pela inspeção deverá ser aprovado para que tenha o licenciamento liberado, sendo a partir desta data uma obrigação para todo proprietário de veículos em todo território nacional.

Quem deverá passar pela Inspeção Veicular?

Todo veículo com mais de 03 anos de uso.

Quando deverá começar a Inspeção?

Deverá ser divulgado pelo Detran até 31 de julho de 2018 o cronograma da inspeção.

Quais veículos terão avaliações diferenciadas?

  • Carros que atuam no transporte escolar deverão passar a cada 06 meses pela inspeção.
  • No transporte de cargas ou passageiros será a cada 01 ano. Para carros de empresas a inspeção ocorrerá a cada 02 anos.
  • Além disso, veículos que se envolvam em acidentes graves também terão uma avaliação diferenciada.
  • Os veículos com até 03 anos de uso e que não se envolveram em acidentes estarão livres da inspeção.

Vale lembrar que o veículo que não fizer ou que for reprovado na inspeção veicular não será possível realizar o licenciamento, e o não cumprimento da lei será considerado infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Gostou? Então compartilha na sua rede social!

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e I50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

6

Deixe seu Comentário

avatar
6 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
6 Autores de comentários
Aldo Guarany Dos ReisJosé S. S. LobatoRobson CoralAdilsonSergio Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Aldo Guarany Dos Reis
Visitante
Aldo Guarany Dos Reis

Interessante, pois, pagamos a taxa de licenciamento, mas não recebemos o documento na hora. Será que receberemos o documento do carro logo após a Inspensao e aprovação do órgão do Detran????????
Onde podemos qualificar tal fato no Código de Defesa do Consumidor ? No Código Civil ou solicitar aos Detrans o cumprimento do dever de o cidadão cumpriu com sua obrigação, os Órgãos do Governo devem cumprirem com o seu dever.
Onde vamos parar ou aceitar.

José S. S. Lobato
Visitante
José S. S. Lobato

Já tivemos isso no passado, pois, ao que me lembro, só foi abolido num dos primeiros anos da Revolução de 1964. Era uma chatíce. A propina corria solta, através despachantes credenciados e de outros intermediários. A comprovação da vistoria era uma plaquinha indicando o ano em curso em que fôra feita a vistoria. Quer dizer: é a volta da estupidez. Em quase todos os grandes países, não existe tal vistoria. Só mesmo aqui. É a volta de mais uma estupidez…

Robson Coral
Visitante
Robson Coral

Dicas de Português Por Thaís Nicoleti de Camargo “Em todo país” ou “em todo o país”? “Em um lugar a poucos metros do local onde Castro recebeu 2006, será comemorado o aniversário da revolução com música tocada pela antiga banda de salsa Los Van Van. Será um dos diversos eventos gratuitos promovidos pelo governo em todo país.” No português do Brasil, a omissão do artigo definido após o pronome “todo” produz considerável alteração no sentido da expressão. “Todo dia” quer dizer “um dia após o outro”, “todos os dias”; “todo o dia” quer dizer “o dia inteiro”. Considerando essa distinção,… Leia mais »

Adilson
Visitante
Adilson

Quanto vai sera retirado do bolso do ja sofrido povo Brasileiro ??? pois de graça nao vem nada !!! eita Brasil se jeito .

Sergio
Visitante
Sergio

Isso é apenas MAIS faturamento.
Porque não fiscalizam a fabricação dos carros de plastico atuais? Parece que a verdadeira segurança não interessa, pois, paga-se caro por uma carteira profissional e depois ainda querem mais onde não é o fundamental, pra que servem as BLITZ?
Nos poupem de mais essa hipocrisia.

EDUARDO
Visitante
EDUARDO

RIDICULO!!! eles não sabem mais de onde tirar o dinheiro do povo, e ficam todo dia pensando qual a melhor forma de continuar fazendo isso e cada vez mais!!! Só o Brasil mesmo, mas enfim o brasileiro é burro…

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?