fechar

Entenda o que é e para que serve o Seguro DPVAT

Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) foi instituído em 1974 e tem como objetivo amparar as vítimas (motorista, passageiro ou pedestre) de acidentes de trânsito independente de quem seja a culpa em todo o território brasileiro. Entenda o que é e para que e para que serve o Seguro DPVAT.

O DPVAT é um seguro obrigatório que deve ser pago juntamente com o IPVA se o seguro não for pago o veículo não é considerado como licenciado. Para dar entrada no seguro DPVAT não é preciso contratar terceiros. O procedimento é gratuito e você tem direito ao valor integral da indenização. Para tanto, basta consultar a lista de documentos e entregar num ponto de atendimento DPVAT ou em uma agência dos Correios.

A obrigatoriedade do seguro é mantida pela Lei n°11.482/07, para que as vítimas de acidente de trânsito sejam amparadas em todo território nacional.

É através do Seguro DPVAT que são pagas as indenizações em caso de acidente de trânsito que resulte em morte ou invalidez permanente e o reembolso de despesas médicas e hospitalares devidamente comprovadas.

Coberturas do Seguro DPVAT:

  • Morte: indenização de 13.500 reais, pagos aos beneficiários da vítima.
  • Invalidez permanente: indenização de até 13.500 reais para vítimas que, depois de terminado o tratamento médico, seja considerado inválido em caráter definitivo. O valor da indenização depende do grau de invalidez.
  • Despesas médicas e hospitalares comprovadas: reembolso de até 2.700 reais.
  • O que o DPVAT não cobre

O Seguro DPVAT não cobre:

  • Danos materiais ou acidentes ocorridos fora do território nacional. Para acidentes provocados por condutores de carros brasileiros nos países do MERCOSUL, por exemplo, é obrigatório contratar um seguro similar, o Carta Verde.
  • Despesas jurídicas e multas que recaem sobre o proprietário do veículo ou condutor que tenha provocado o acidente também não são cobertas pelo DPVAT.

Como solicitar indenização:

Para dar entrada no Seguro DPVAT é preciso comparecer a um dos pontos de atendimento autorizados com a documentação em mãos.

O pedido deve ser feito pela própria vítima, beneficiário ou representante legal. Terceiros só poderão dar entrada no Seguro DPVAT se tiverem uma procuração específica para isso.

São considerados beneficiários o cônjuge não separado judicialmente, os herdeiros na ordem de vocação hereditária e as pessoas que provarem que a morte do segurado as privou dos meios necessários à subsistência

O prazo para solicitar a indenização por morte ou reembolso de despesas médicas e hospitalares é de três anos a contar da data do acidente.

No caso da indenização por invalidez permanente, este prazo é de três anos a contar da ciência da invalidez permanente pela vítima.

Duvidas acesse nosso site – clubedetran.com.br

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Tags : DPVAT

11
Deixe seu Comentário

avatar
8 Comentar tópicos
3 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
8 Autores de comentários
daniela cristinaadrianaMonica alvesReginaldoEdson Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
adriana
Visitante
adriana

deveria ser mais claro nas informações , quais as documentações necessárias ? tem que ser autenticadas ? entregues os documentos nos postos autorizados . que postos são esses ?

Monica alves
Visitante
Monica alves

Oi sofri um acidente u homem de moto bateu em mim eu também estava pilotando e fui socorrida tive uma perfuração na cabeça pegou 7 pontos traumatismo leve e perfurei u pé nu tornozelo dei entrada nu Dpvt já faz 1 ano fui pra uma perícia mais como tava em acompanhamento ainda Du neurologista aí não falaram nada só quando tive alta aí tive alta levei a receita que estava de alta e até agora não mim falaram nada já faz 3 meses u que devo fazer?

Reginaldo
Visitante
Reginaldo

Bom dia ontem cai de moto devido um buraco na via sou outonomo e vou ter de fica 15 devido uma fratura no pé como faço para receber o dpvat

daniela cristina
Visitante
daniela cristina

Ola,reginaldo pode entrar com o seguro em casso de fratura .
me add no zapp 995582625 quw te explico melhor

Edson
Visitante
Edson

Sofri um acidente em via pública dr bicicleta e quebrei a clavícula, no hospital foi preenchido um documento sobre acidente no trânsito. Pergunta eu tenho direito ao seguro Dpvat?

daniela cristina
Visitante
daniela cristina

pode entrar com o seguro em casso de fratura .
me add no zapp 995582625 quw te explico melhor

Edly cruz
Visitante
Edly cruz

Minha mãe foi a CULPADA, por um acidente, ela pagou todas as despesas médicas, remédio e ate os reparos do outro veículo. Nesse caso minha mãe tem o direito de ser reembolsada??? Ela tem A todos os comprovantes.

Sayonara
Visitante
Sayonara

Eu sofri um acidente com meu noivo eu estava de garupa gracas a deus nao tive fraturas mais machuquei
muito a perna e as costas posso dar entrada…recebi im documento falandp tudo do acidente no hospital.

Maria Celestina Cristóvão
Visitante
Maria Celestina Cristóvão

Eu só não responde uma pergunta ali porque eu não entendi. Website. Eu não sei o que que é isso por isso que eu não respondo

Maria Celestina Cristóvão
Visitante
Maria Celestina Cristóvão

Eu tive um acidente faz uma semana um carro neutra Passou e bateu na minha moto só fui direto para o hospital Estou de cama e não posso andar direito tenho direito do seguro a minha moto estava em dia sou habilitada estava indo buscar meu marido no serviço não pude ficar internada porque tenho dois filhos mas tenho prova no hospital desde o dia do acidente tem como vocês me responder Preciso urgentemente desculpe o horário da mensagem não consigo dormir de tanta dor

daniela cristina
Visitante
daniela cristina

pode entrar com o seguro em casso de fratura .
me add no zapp 995582625 quw te explico melhor