Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN PA

Como nada na vida vem fácil, conseguir sua Permissão para Dirigir também teve que ser suada. O candidato passou por exames pagou taxas, aulas teóricas e práticas fora toda a ansiedade que teve que enfrentar. A permissão para Dirigir na verdade é uma permissão provisória válida por 12 meses, durante os quais o portador da permissão não pode cometer infração grave ou gravíssima, ou mesmo repetir uma infração média.

Durante o período de 1 ano o condutor continua sendo avaliado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do estado do Pará, ele deve ser cautelo, responsável, conduzir seu veículo com atenção respeitando todas as normas da legislação de trânsito. Desrespeitar as normas significa colocar todo seu esforço a perder porque se você for pego cometendo infrações pode perder o direito de adquirir sua permissão definitiva para dirigir veículos.

No mais, o motorista tem todos os direitos e responsabilidades que uma CNH definitiva concede; é válida em todo o Território Nacional e habilita o motorista a dirigir tanto no perímetro urbano quanto em rodovias, claro que, pela pouca experiência ainda, o motorista deve ser bastante cauteloso em pegar uma rodovia movimentada.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão para Dirigir (PPD) 

Como são as regras das multas para o motorista que tira a Carteira de Habilitação pela 1ª vez?

Durante um ano o motorista irá portar a permissão para dirigir, nesse período é muito importante que o condutor não cometa infrações. Se o condutor for pego em infrações de natureza grave, gravíssima ou reincidir em uma infração média correrá o risco de ter sua permissão suspensa.

Como faço para atualizar meu endereço no cadastro de condutor?

Dirija-se ao protocolo geral do DETRAN PA para preenchimento de formulário específico, portando os seguintes documentos, original e cópia: Documento oficial de Identidade, CPF, sua Permissão para Dirigir, comprovante de residência com CEP atualizado. A atualização de endereço somente é possível para condutores registrados no Pará.

Como faço para saber se minha habilitação tem pontuação?

Essa consulta poderá ser feita comparecendo ao DETRAN PA, ou pela internet.

Com minha permissão para dirigir vencida posso continuar dirigindo até poder atualiza-la?

Não, de acordo com a legislação de trânsito você estará cometendo uma infração gravíssima, você será multado, seu veículo apreendido até que você regularize sua situação.

É possível a pessoa tirar sua Permissão Definitiva mesmo que tenha tomado uma multa no tempo em que estava com a Permissão Provisória se a infração não for computada a tempo?

Não conte com a sorte, o ideal é você conduzir seu veículo da forma correta respeitando as normas, mas se você cometeu uma infração e essa ainda não foi computada é possível sim.

Qual a pontuação para cada infração cometida?

Gravíssima 7 pontos, Grave 5 pontos, média 4 pontos e leve 3 pontos.

O condutor poderá dar entrada em sua Permissão Definitiva para Dirigir um dia após o vencimento. O DETRAN do Pará aconselha aos condutores verificar antes suas pontuações antes de dar a entrada no processo de substituição. Sua habilitação definitiva terá validade de cinco anos, Com sua permissão definitiva em mãos, não pense que você pode sair por ai cometendo atos ilícitos. Preste muita atenção, você deve manter sua conduta de forma exemplar, não falar ao celular, não dirigir sem cinto de segurança, respeitar sinalizações e principalmente não conduzir o veículo embriagado entre outros. Se você for pego cometendo algumas dessas infrações receberá multas, poderá ter seu veículo apreendido e ainda poderá ser penalizado judicialmente.