Prazo para solicitar o Seguro DPVAT

Prazo para solicitar o Seguro DPVAT

Para as pessoas que utilizam as vias públicas terrestres no Brasil estão sujeitas a acidentes, ou seja, o motorista do veículo automotor pode bater o carro devido a um buraco na estrada, os pedestres também estão sujeitos a acidentes nas vias, entre outros, essa não é uma forma legal de começar uma conversa não é mesmo? Mas você já pensou nos possíveis riscos do dia-a-dia?

No Brasil, existe o Seguro DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, esse seguro tem como principal objetivo ressarcir a vítima quando o acidente for provocado devido a um problema na via terrestre no uso da via pública, como por exemplo, cratera ou buraco na estrada.

Todos os cidadãos têm direito ao Seguro DPVAT quando for vítima de um acidente em qualquer lugar do Brasil, a vítima pode ser motorista, os passageiros ou pedestres, essas vítimas são cobertas pelo Seguro DPVAT quando o acidente de trânsito for provocado pelos veículos automotores de via terrestre ou até mesmo pela sua carga.

Porém você deve saber que há um prazo para solicitar o Seguro DPVAT, se você foi vítima de acidente por problemas nas vias terrestres, o prazo para solicitar a indenização dos danos causados pelo acidente é de até TRÊS ANOS a partir da data em que ocorreu o fato.  Nesse caso a vítima ou seus familiares tem que seguir esse prazo para solicitar, caso contrário perde-se o direito da indenização.

Você deve saber também que, caso o acidente cause a invalidez e o acidentado precise de tratamento, os três anos de prazo começam a ser contados quando o laudo do Instituto Médico Legal (IML) for decisivo e finalizado, informando todos os tratamentos que o acidentado precisou fazer. Para os casos de menores de 15 anos o prazo não é contado, ou seja, o prazo é contado quando o beneficiário completa 16 anos, porém dos 16 anos aos 18 anos o representante legal também é orientado sobre a indenização.

Lembre se que o Seguro DPVAT possui três coberturas distintas:

  • Cobertura de reembolso por despesas médico-hospitalares;
  • Cobertura de Invalidez Permanente;
  • Cobertura em caso de morte da vítima.

Fique atendo aos seus direitos como cidadão e boa sorte.

Não deixe de compartilhar em sua rede social!

Vinícius Miranda


5

Deixe seu Comentário

avatar
5 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
5 Autores de comentários
ErnandesWelisonERINEUDO S GONÇALVESDessuant Sousa de Paiva alvesSIDEVANIA Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Ernandes
Visitante
Ernandes

O pai de uma amiga faleceu há 30 anos, ela ficou órfã aos 2 anos e por ignorância dos familiares, nunca foi dado entrada por parte dela no seguro DPVAT. Hoje, sabendo que teria direito ao seguro, a ela tem dúvida quanto ao pleito do mesmo!
Será que ainda faz jus, mesmo tendo passado 30 anos?

Welison
Visitante
Welison

Meu irmão faleceu a 20 Anos atrás eu gostaria de saber se consigo receber o seguro pois não pude retirar por que o advogado bloqueou por causa do processo que havia abertobcontra a empresa de transporte no qual acidentou meu irmão. Tem algum recurso que consigo fazer?

ERINEUDO S GONÇALVES
Visitante
ERINEUDO S GONÇALVES

eu tive uma acidente de moto e fiz uma cirurgia no braço direito, estopu sem força para pegar as coisas e o medico disse que talvez com fisioterapia eu volte cim os mivimentos normais,trabalho por conta propria , faço comida pra vender e no momento estou parado sem poder trabalhar, eu tenho direito ao seguro DPVAT?

Dessuant Sousa de Paiva alves
Visitante
Dessuant Sousa de Paiva alves

Eu fraturou minhas pernas num acidente de moto,fiquei com uma baixa numa delas e toda época fria Foi,para eu dar entrada no seguro dpvat como invalidez permanente parcial ou com custo medicos

SIDEVANIA
Visitante
SIDEVANIA

Qual o prazo para receber do jurídico ??? A primeira parcela saiu mas ate agora espero pelo jurídico meu acidente tem mais de 3 anos e a propósito me chamo. VANIA

© 2019 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?