Como tirar sua primeira habilitação no Estado da Bahia

Se você ainda não tem sua primeira habilitação (CNH) com certeza é um desejo para o futuro próximo, assim como de muitos outros brasileiros. Para algumas pessoas, tirar a CNH no DETRAN da Bahia pode ser algo assustador, mas saiba que o processo pode ser simples desde que você tenha disciplina, foco e vontade. Entender como dar os primeiros passos é fundamental para que você tenha a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Quem pode tirar a primeira habilitação?

Maiores de 18 anos, que saibam ler e escrever, inclusive que possuam RG e CPF, esses candidatos estarão habilitados para iniciar o processo que dará, ao final, uma autorização provisória. Para iniciar o processo você deve dar entrada junto ao órgão do DETRAN ou em postos autorizados pelo órgão de trânsito. Você deve comparecer levando toda documentação inclusive comprovante de endereço recente. Será colhida suas digitais, sua assinatura e sua imagem (foto). O candidato pagará uma taxa no valor estipulado pelo órgão do DETRAN. Após o processo de inscrição o candidato será encaminhado a realizar alguns exames obrigatórios. Não se preocupe, o próprio DETRAN indicará lugares credenciados onde você poderá realizar esses exames.

Exames a serem realizados:

Exame médico; No exame médico o profissional avaliará suas condições físicas, pulmão, coração, visão, pressão arterial e força muscular.

Exame psicológico; Avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de algum distúrbio que o impeçam de dirigir. Com o resultado positivo de sua avaliação o psicólogo lhe entregará um formulário que atesta que você está apto a iniciar a próxima etapa.

A próxima etapa é o candidato pesquisar uma autoescola de sua confiança. Leve toda sua documentação inclusive o formulário emitido pelo psicólogo. A partir daí, você iniciará o curso teórico essas aulas instruem o candidato sobre disciplina no trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros e noções de respeito e proteção ao meio ambiente.

A própria autoescola se encarrega de marcar sua avaliação no DETRAN, feita a avaliação o candidato deve acertar no mínimo 70% das questões para ser aprovado, caso isso não aconteça o candidato deverá repetir a prova. Só lembrando que o número de questões muda de estado para estado. Na Bahia, por exemplo, a prova é constituída de 40 questões, sendo que o candidato deve acertar no mínimo 28, correspondente aos 70% da prova.  As provas são individuais e sem consulta, podem ser realizadas em computadores ou de maneira tradicional (papel e caneta) Faça a prova com calma, preste atenção nas perguntas, observe bem se a pergunta não é uma pegadinha, não se afobe.

Nas aulas práticas, o candidato realizará 20 horas-aulas, diurnas e noturnas. Por último será realizada uma prova que consiste em baliza, percurso e aclive (Que apresenta uma subida ou inclinação para cima

Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Nesse período de um ano o motorista deve comportar-se de forma exemplar no trânsito, para não correr o risco de perder a habilitação provisória. Passando o primeiro ano de habilitação sem graves problemas, uma CNH definitiva é emitida e deverá ser renovada de tempos em tempos.

Parabéns você conseguiu atingir seu objetivo, agora é só aproveitar dirigindo com atenção, respeitando as leis de trânsito.

Se por algum motivo você foi reprovado, não desista, muitas pessoas são reprovadas na primeira prova prática. O nervosismo às vezes atrapalha. Remarque sua prova, durma bem, alimente-se e fique calmo, com certeza você irá conseguir. Boa sorte.