Como tirar minha primeira habilitação no Estado de Pernambuco 2024
Medo, insegurança e falta de informação são alguns dos motivos que levam uma pessoa a não correr atrás de seus sonhos. É muito grande o número de pessoas que sonham com sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação). Tirar sua primeira habilitação para muitos, é como se tornar independente, passar da adolescência para a fase adulta. O candidato à primeira habilitação só precisa dar o primeiro passo, adquirir algumas informações e estar dentro de algumas exigências estabelecidas pela legislação de trânsito. Ser maior de 18 anos, ser alfabetizado e ter total conhecimento dos riscos e consequências de seus atos, podendo ser responsabilizado penalmente por eles.
O estado de Pernambuco possui um departamento chamado DETRAN ((Departamento Estadual de Trânsito). O candidato à primeira habilitação terá total esclarecimento sobre todas suas dúvidas. Agende dia e horário e compareça munido de RG, CPF (cópia e original), o RG deve ter foto atual e estar em perfeitas condições, apresente também um comprovante de residência (recente). O candidato fará sua inscrição mediante pagamento de uma taxa e entrega de toda documentação exigida. Juntamente com a taxa de inscrição também será cobrada uma taxa referente aos exames médicos, ou seja, não terá que pagar mais nada para o profissional escolhido para realizar os exames.
Exames obrigatórios a serem realizados:
Exame médico: Avalia as condições físicas do candidato, pulmões, coração, pressão arterial, visão e força muscular.
Exame psicológico: Avalia a sanidade mental do candidato, permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.
Ao ser aprovado nas avaliações o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) que atesta que o candidato está apto a iniciar a próxima etapa.
Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela que você realizará todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach). Escolha a autoescola com cuidado, pesquise, não se deixe enganar por facilitações. Informe-se muito bem antes de fazer a matrícula.
Na autoescola escolhida, o candidato iniciará pelas aulas teóricas. As aulas teóricas consistem em: 45 horas/aula abrangendo as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.
O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova convencional (papel e caneta) ou eletrônica (computador) incluindo todo o conteúdo proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação. A responsabilidade pela aplicação do exame é do órgão de trânsito do Estado de Pernambuco.
Finalmente o momento mais esperado pela maioria dos candidatos, as aulas práticas. Nesse momento o candidato terá seu primeiro contato com o veículo. As aulas práticas consistem em: 20 horas/aula abrangendo normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período, o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.