fechar

Como tirar minha primeira habilitação no estado de Tocantins

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, o sonho da primeira habilitação não está distante. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é obrigatória para todos aqueles que desejam dirigir um veículo. Ela é a responsável por atestar que o motorista em questão está apto para guiar um automóvel. A legislação exige que o candidato seja maior de 18 anos e que seja alfabetizado. O candidato deve ter total conhecimento de suas responsabilidades podendo ser penalizado pelos seus atos. A legislação de trânsito vale para todo o território nacional incluindo o estado de Tocantins.

A pessoa interessa em adquirir sua primeira habilitação deve agendar dia e horário e comparecer a um órgão do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), o candidato deve levar RG, CPF e comprovante de endereço (recente). Os documentos devem estar em perfeitas condições, sem nenhum tipo de dano ou rasuras. Após a inscrição o candidato a CNH será orientado a realizar alguns exames obrigatórios.

Exame médico: O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.


O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.

Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach). Não fique ansioso ao procurar uma autoescola, seja cauteloso, pesquise muito bem antes e não se atraia com promoções ou facilitações. Se informe antes se a autoescola cumpre com todas suas promessas.

Já matriculado na autoescola escolhida, o candidato começará pelas aulas teóricas.


O curso teórico: Essas aulas instruem o candidato sobre disciplina no trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros e noções de respeito e proteção ao meio ambiente. A própria autoescola se encarrega de marcar sua avaliação no DETRAN, para aprovação o candidato deverá acertar 70% da prova, a avaliação é individual, sem consultas, poderá ser realizada em computadores ou de forma tradicional (papel e caneta). Se o candidato faltar no exame, terá que remarcar junto à autoescola. No momento da prova preste bem atenção nas perguntas para não cair em pegadinhas.

Feita a avaliação e o candidato sendo aprovado finalmente você já pode agendar suas aulas práticas.

Curso prático: O candidato deve cumprir no mínimo 25 horas aula.. Essas aulas tem o objetivo de desenvolver algumas habilidades como observar as sinalizações de trânsito, direção defensiva, funcionamento do veículo, normas de circulação e conduta. O momento mais aguardado pelos candidatos são as aulas práticas, porque é nesse momento que ele terá seu primeiro contato direto com o veículo.


Cumprida as horas exigidas será marcado seu exame final a própria autoescola também se encarregará de marcar sua avaliação. O candidato será submetido a uma avaliação prática, realizará testes de baliza, percurso e aclive. (subida íngreme). Na avaliação prática, muitos candidatos são reprovados porque ficam nervosos e acabam cometendo alguns erros. Concentre-se, fique calmo e coloque em prática tudo que aprendeu.

A primeira habilitação não é uma habilitação definitiva, ela tem a validade de um ano. Durante esse período você não pode cometer infrações. Passado esse período você pagará uma taxa e terá em mãos sua habilitação definitiva. Com sua habilitação em mãos, seja responsável e cauteloso. Se o candidato for reprovado só poderá remarcar sua avaliação após quinze dias. Se isso acontecer não desista, seja persistente e com certeza você irá conseguir. Boa sorte!



Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário

avatar