Como tirar sua primeira habilitação no Estado do Amapá

Muitas pessoas sonham com sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação), no Estado do Amapá não é diferente, o problema é a falta de informação, muitos acham que será difícil realizar esse sonho, que existe muita burocracia, mas isso não é verdade. Para tirar sua primeira habilitação você deve adquirir apenas algumas informações. Temos no estado do Amapá o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) onde você fica sabendo tudo o que precisa para dar início ao processo de inscrição. É de fundamental importância saber que a CNH é obrigatória para todos os condutores de veículos do Brasil. Trata-se de um documento que atesta que a pessoa está apta a dirigir. Conduzir automóveis sem ter a CNH é tido como uma infração gravíssima de trânsito. Nesse caso, a lei diz que o motorista gera perigo de dano a si e a terceiros, podendo sofrer multas, ter o veículo apreendido e, dependendo da situação, ser detido de seis a doze meses.

Para o candidato ser um condutor de automóveis, ele precisa em primeiro lugar saber ler e escrever e ser maior de 18 anos, ter compreensão de todos os seus atos podendo ser responsabilizado penalmente. Dirija-se até um posto do DETRAN com todos os documentos necessários: Comprovante de residência (recente), CPF e RG, o candidato pagará uma taxa e fará sua inscrição. Feito isso, o candidato será informado sobre clínicas credenciadas onde realizará alguns exames:

Exame médico

O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico

A avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

O candidato iniciará na autoescola fazendo o curso teórico e depois o curso prático.

O curso teórico abrange as seguintes disciplinas

Legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.

O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova convencional ou eletrônica (computador), incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação. A responsabilidade pela aplicação do exame é do órgão executivo de trânsito do Estado do Amapá. No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.

No curso prático

O candidato será orientado sobre normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. . Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.