Primeira Habilitação no Estado do Mato Grosso do Sul

Como tirar sua primeira habilitação no Estado do Mato Grosso do Sul

Sonhar é preciso sempre, e o sonho de muitos brasileiros é adquirir sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação). No Estado do Mato Grosso do Sul não é diferente, muitas pessoas sonham com sua primeira habilitação mais não sabem por onde começar. Por falta de informações acabam adiando seu sonho, achando que será muito difícil de realizar. Contrariando seus pensamentos e deixando você que quer sua primeira habilitação feliz, vou deixar abaixo algumas dicas sobre o que você precisa fazer para conseguir sua CNH.

O Estado do Mato Grosso do Sul possui um órgão chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), nesse local o candidato à primeira habilitação, irá sanar todas suas dúvidas a respeito de taxas, documentações e exames a serem realizados. Primeiro passo é o candidato agendar sua visita marcando dia e horário para o comparecimento. Importante salientar que o candidato deve ser maior de 18 anos e ser alfabetizado, estando ciente de todas suas responsabilidades, que compreenda os riscos e consequências de seus atos, podendo ser responsabilizado penalmente. No dia e horário marcado o candidato deve comparecer levando alguns documentos: RG, CPF (cópia e originais) e o comprovante de residência (recente).

Mediante o pagamento de uma taxa e feita sua inscrição, o candidato será orientado a realizar alguns exames obrigatórios. O candidato será informado sobre clínicas cadastradas e locais mais próximos de sua residência. Realizar os exames é de fundamental importância e o candidato só poderá passar para a próxima etapa após ter a liberação do psicólogo.

Exame médico: O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Junto à autoescola o candidato passará por duas etapas, primeiro fará o curso teórico e depois o curso prático:

O curso teórico: tem a duração de 45 horas aula que deverão ser agendadas previamente. Essas aulas instruem o candidato sobre disciplina no trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros e noções de respeito e proteção ao meio ambiente. A própria autoescola se encarrega de marcar sua avaliação no DETRAN, para aprovação o candidato deverá acertar 70% da prova, a avaliação é individual, sem consultas, poderá ser realizada em computadores ou de forma tradicional (papel e caneta).

Feita a avaliação e o candidato sendo aprovado finalmente você já pode agendar suas aulas práticas.

Curso prático: O candidato deve cumprir no mínimo 25 horas aula, sendo 5 aulas, realizadas no simulador. Essas aulas tem o objetivo de desenvolver algumas habilidades como observar as sinalizações de trânsito, direção defensiva, funcionamento do veículo, normas de circulação e conduta. Cumprida as horas exigidas será marcado seu exame final a própria autoescola também se encarregará de marcar. O candidato será submetido a uma avaliação prática, realizará testes de baliza, percurso e aclive. (subida íngreme). A primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é uma habilitação definitiva, ela tem a validade de um ano. Durante esse período você não pode cometer infrações. Passado esse período você pagará uma taxa e terá em mãos sua habilitação definitiva. Com sua habilitação em mãos, seja responsável e cauteloso, coloque em prática tudo o que aprendeu. Se o candidato for reprovado só poderá remarcar sua avaliação após quinze dias.

 

Deixe seu Comentário

1 Comentário em "Primeira Habilitação no Estado do Mato Grosso do Sul"

avatar
Ordenar por:   mais novo | mais velho | mais votados
Jefferson Da Silva de Farias
Visitante
Jefferson Da Silva de Farias

Gostaria de fazer esse curso de primeira habilitação … mas ainda só ouvi fala que as vagas estão abertas mas não cosico fazer a minha inscrição..

wpDiscuz

© 2017 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account