fechar

Como tirar minha primeira habilitação no Estado do Mato Grosso

Tirar a primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação), a popular carteira de motorista, é para os brasileiros como um ritual de passagem para a vida adulta. Muitos candidatos se preocupam com a burocracia, taxas a pagar e não sabem por onde começar. No Estado do Mato Grosso, você pode esclarecer todas suas dúvidas, comparecendo a um posto do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Ao agendar sua visita no DETRAN é muito importante saber que o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e que compreenda os riscos e consequências de seus atos, podendo ser responsabilizado penalmente.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento que atesta que o seu portador está apto a dirigir. Algumas pessoas que aprenderam a dirigir com terceiros questionam o fato de terem que adquirir a CNH, afinal de contas já sabem dirigir. A primeira habilitação é de fundamental importância, você tem como obrigação passar por alguns exames, aulas teóricas e práticas. Deve ter conhecimento sobre as leis de trânsito, placas e sinalizações.  Dirigir é um ato de responsabilidade, você pode acabar se dando mal ao achar que já está apto sem ter passado pelas etapas obrigatórias.

No dia agendado para comparecer ao DETRAN, o candidato deve ter alguns documentos em mãos:


  • RG (cópia e original). O documento de identidade deve estar em perfeito estado de conservação, com foto e assinatura atual, sem aberturas, fotografia danificada e outras deteriorações que dificultem identificar o cidadão ou impeçam a avaliação da autenticidade.
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física), cópia e original.
  • Comprovante de endereço (recente). Comprovante de Residência em nome do futuro condutor, pais, familiares que tenham o mesmo sobrenome que o seu ou Declaração de Endereço fornecida pelo DETRAN/MT.
  • O candidato fará o pagamento de uma taxa e fará a biometria (coleta das digitais).

Concluído o cadastro, o candidato recebe autorização para fazer o exame médico e o psicotécnico. No próprio prédio do DETRAN o candidato poderá realizar seus exames.

Exame médico: O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).


O candidato á primeira habilitação começará fazendo o curso teórico que consiste em: Carga horária total de 45 horas/aula (cada uma correspondente a 50 min), abrangendo as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.

O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova convencional ou eletrônica (computador), incluindo todo o conteúdo proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de no mínimo 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação. A responsabilidade pela aplicação do exame é do órgão executivo de trânsito do Estado do Mato Grosso. No caso de reprovação, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.

No curso prático: o candidato deverá realizar no mínimo 20 horas aula sendo que cada aula equivale á 50 minutos. (quatro aulas deverão ser efetuadas no período noturno). O candidato será orientado sobre normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação final que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma  exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Caso o condutor provisório cometa alguma infração do tipo grave ou gravíssima e seja reincidente em uma infração de natureza média, terá de reiniciar o processo de habilitação cumprindo todas as etapas novamente. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.




Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário

avatar