fechar

Deixe sua avaliação

Como tirar minha primeira habilitação no Estado do Paraná

É muito grande o número de pessoas no Estado do Paraná que já atingiram a maioridade e ainda não possuem sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação). Muitos candidatos acabam adiando por acharem que existe muita burocracia e que é um sonho muito distante. Na verdade o candidato à primeira habilitação terá sim que passar por algumas etapas, mas é tudo muito fácil, basta adquirir algumas informações, e estar dentro de algumas normas exigidas pela legislação de trânsito. Você que sonha com sua primeira CNH, o primeiro passo é comparecer ao departamento do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Como o próprio nome já diz, é um departamento especializado sobre todas as questões que diz a respeito a trânsito, habilitação, multas…

O candidato à primeira habilitação deve ser maior de 18 anos, ser alfabetizado e compreender todos os riscos e consequências de seus atos. O Candidato deve agendar visita ao DETRAN onde pagará uma taxa e deverá apresentar alguns documentos necessários: RG, CPF (cópia e original) o RG deve ter foto recente e não apresentar danos, levar também um comprovante de endereço (recente). O candidato fará sua inscrição e orientado a realizar alguns exames de fundamental importância, os exames são realizados em clínicas credenciadas e o próprio DETRAN fornecerá o endereço mais próximo de sua residência.

Os exames obrigatórios dividem-se em duas etapas, exame médico e exame psicológico.


Exame médico: avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.

Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.


Vencidas as etapas de exames e documentações, chegou o momento de procurar uma autoescola de confiança. O candidato deve fazer isso com muita cautela, não procure facilitações e nem grandes promoções, se informe sobre o serviço prestado pela autoescola, se existem reclamações e não cumprimento do combinado no ato da matrícula.

No dia da matrícula o candidato deve levar RG, CPF, comprovante de endereço e o documento que foi entregue pelo psicólogo (Renach). Será feito o agendamento de suas aulas, primeiro o candidato iniciará as aulas teóricas.

As aulas teóricas instruem o candidato sobre direção defensiva, noções de primeiros socorros, disciplina no trânsito e noções de respeito e proteção ao meio ambiente. Após o término do curso teórico, o candidato passará por uma avaliação. Essa avaliação é individual, sem consultas, poderá ser realizada em computadores ou de forma tradicional (papel e caneta). O candidato precisará acertar no mínimo 70% das questões para ser aprovado.


Sendo aprovado na avaliação teórica, o candidato dará início às aulas práticas, essa fase é a mais aguardada por todos, finalmente o candidato terá contado direto com o veículo. Essas aulas tem o objetivo de desenvolver algumas habilidades como observar as sinalizações de trânsito, direção defensiva, funcionamento do veículo, normas de circulação e conduta.

Etapa final: O candidato será submetido a uma avaliação prática, realizará testes de baliza, percurso e aclive. (subida íngreme )

Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos. Seja um condutor exemplar, coloque em prática tudo que aprendeu.



Tags : Habilitação

1

Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Adriana Carolina Batista chruscielski Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Adriana Carolina Batista chruscielski
Visitante
Adriana Carolina Batista chruscielski

Gostaria de tirar a carteira grátis