fechar

Como tirar minha primeira habilitação no Estado do Rio Grande do Norte

Conseguir a primeira habilitação é muito fácil, basta focar no que quer e é claro dar o primeiro passo. Você deve obter informações necessárias para se organizar e se preparar adequadamente. Todas suas dúvidas, você pode esclarecer comparecendo a um órgão do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Você será orientado a respeito de taxas, documentações e exames a serem realizados.

Para tirar sua primeira habilitação no Estado do Rio Grande do Norte, primeiro você deve agendar dia e horário junto ao órgão do DETRAN para que seja feita sua inscrição.
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento que atesta que você está apto a dirigir, o candidato deve ser maior de 18 anos, alfabetizado e compreenda os riscos e consequências de seus atos podendo ser responsabilizado penalmente por eles.

Na data agendada para inscrição, o candidato efetuará o pagamento de uma taxa e deve levar RG, CPF (cópia e original) que esteja em ótimo estado, sem apresentar danos e um comprovante de endereço (recente). Após a inscrição será orientado a realizar alguns exames obrigatórios, exame médico e exame psicológico. No próprio DETRAN o candidato ficará sabendo sobre clínicas credenciadas e o endereço mais próximo de sua casa.

Exame médico: O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.
O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.

Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Na autoescola escolhida o candidato passará por algumas etapas. Primeiro iniciará com aulas teóricas que instruem o candidato sobre disciplina no trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros e noções de respeito e proteção ao meio ambiente. Após o término do curso, a própria autoescola se encarregará de marcar sua avaliação. O candidato deve acertar 70% das questões para que possa passar para a próxima etapa. A avaliação é individual, sem consultas, pode ser feita em computadores ou da maneira tradicional (papel e caneta). Sendo aprovado na prova teórica, o candidato iniciará as aulas práticas. Essas aulas tem o objetivo de desenvolver algumas habilidades como observar as sinalizações de trânsito, direção defensiva, funcionamento do veículo, normas de circulação e conduta. Serão realizadas 25 horas/aula sendo 5 aulas no período noturno.

O candidato será submetido a uma avaliação prática, realizará testes de baliza, percurso e aclive. (subida íngreme).
Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.

Tags : Habilitação

2 Comentários

  1. Eu sou se vitória de santo antão Pernambuco gostaria de saber se não tem como mim transferir
    Amei as extrusões

  2. Boa noite, já fiz a prova teórica fechei as 30 questões, e vcs ajudaram também, sou muito grato muito obrigado.

Deixe seu Comentário