fechar

Como tirar sua primeira habilitação no Estado de São Paulo

Tirar a primeira habilitação não é um bicho de sete cabeças, mas algumas dicas e orientações sempre ajudam neste momento tão importante para muitas pessoas. Afim de auxiliá-los a se organizar e também a se preparar, o Clube DETRAN prepara a divulgação de informações de como tirar a sua primeira habilitação no Estado de São Paulo. A partir de agora é só relacionar os documentos necessários e tomar as providencias que são exigidas pela Legislação de Trânsito.

Para tirar sua primeira habilitação no estado de São Paulo, primeiro você deve fazer sua inscrição junto ao órgão do DETRAN. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é o documento que atesta que seu portador está apto a dirigir, sendo necessário que o candidato seja alfabetizado, maior de 18 anos, que compreenda os riscos e consequências de seus atos, podendo ser responsabilizado penalmente por eles.

Alguns documentos são necessários para a inscrição:

  • Carteira de identidade
  • RG
  • Comprovante de residência (recente)

O candidato passará por algumas etapas:

  • Exame médico e psicotécnico;
  • O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões
  • O exame psicotécnico avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.

Depois de considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, matricule-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC/auto escola) credenciado. Apresente RG, CPF, comprovante de endereço e o Formulário Renach entregue pelo psicólogo.

O curso teórico tem duração de 45 horas-aulas e a autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico. Na avaliação teórica o candidato deverá apresentar todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, sendo que a a aprovação acontece com o acerto de 70% das questões.

As provas são individuais e sem consulta, são realizadas em computadores individuais ou no tradicional modelo de provas – papel e caneta. Passada essa fase o candidato fará 25 horas de aulas práticas e por último será realizada uma prova que consiste em baliza, percurso e aclive (Que apresenta uma subida ou inclinação para cima).

Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Nesse período de um ano o motorista deve ser comportar de forma exemplar no trânsito, para não correr o risco de perder a habilitação provisória, e após o primeiro ano de habilitação sem graves problemas, uma CNH definitiva é emitida e deverá ser renovada de tempos em tempos.

Deixe seu Comentário
Tags : CNHCNH DigitalHabilitação