Critérios para participar do Programa CNH Social Amazonas 2023
Você provavelmente já ouviu falar na CNH Social ou Gratuita, um programa direcionado para pessoas de baixa renda que desejam tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação, mas que não tem condições financeiras de arcar com as despesas do Curso de Formação de Condutores. Saiba que este programa beneficia milhares de pessoas em diversos estados do país. Saiba quais são os critérios para participar do Programa CNH Social Amazonas 2023.
O primeiro e mais importante requisito, claro, é ser residente no estado do Amazonas. Além disso, a renda per capita não poderá ser superior a meio salário-mínimo, ou renda familiar de até 2 salários-mínimos. Você poderá tirar a sua CNH ou trocar de categoria.
Critérios CNH Social 2023 no Amazonas
- Ter idade acima de 18 anos na data do requerimento;
- Estar inscrito, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Saber ler e escrever;
- Ser domiciliado no estado do Amazonas há, no mínimo, dois anos, comprovado pelo título eleitoral;
- Apresentar comprovante de residência;
- Possuir inscrição no CPF;
- Possuir carteira de identidade ou equivalente, com foto;
- Atender outras condições regulamentadas por decreto estadual.
Data de divulgação para novas vagas
O Programa CNH Social ou Gratuita foi lançado em 2021 pelo Governo do Estado do Amazonas. A etapa de 2022 teve 5 fases de seleção, sendo dividido por diversos municípios do Amazonas. Serão mais de 20 mil vagas contemplando pessoas de baixa renda para tirar ou alterar a categoria da sua Carteira Nacional de Habilitação totalmente gratuita. Para 2023 o governo ainda não divulgou o calendário, mas há expectativa de disponibilidade de vagas semelhantes a 2022.
IMPORTANTE: Os inscritos no Programa CNH Social devem ficar atentos aos prazos e documentos necessários para efetivação da matrícula, e assim evitar perder a vaga por imprevistos de última hora. As vagas que não foram preenchidas por ausência dos selecionados, serão preenchidas por novos candidatos convocados.