Programa Despoluir (Sest Senat​)

Despoluir – Programa Ambiental do Transporte

Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade sócio-ambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a CNT e o Sest Senat criaram, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à entidade, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa.

Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Conselho Ambiental do Transporte

O Conselho Ambiental do Transporte, criado em dezembro de 2010, é formado por 13 representantes de entidades de todos os modais (rodoviário, aquaviário, ferroviário e aéreo) e tem por objetivo acompanhar as questões que envolvem o meio ambiente e as atividades de transporte no país e, com isso, atuar na construção de políticas de gestão ambiental.

O surgimento do conselho está diretamente relacionado às necessidades da CNT em expandir suas ações, visando à conservação do meio ambiente.

A proposta é atuar como um órgão auxiliar de assessoramento à formulação das políticas e normas ambientais com reflexos sobre o setor, especialmente em órgãos colegiados do poder público, em instituições técnicas, e agências reguladoras. Além disso, fomentar a gestão ambiental e o intercâmbio de informações ambientais positivas no âmbito das empresas e transportadores.

Envie uma Resposta

© 2017 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.