Quais são as multas consideradas leves

Saiba aqui quais são as multas consideradas leves

Ser um condutor exemplar é fácil, basta conhecer bem as infrações de trânsito e tomar cuidado para não cometê-las. Com a nova tabela de multas de trânsito, a penalidades ficaram mais rigorosas e os valores das multas ficaram mais pesadas para o bolso dos infratores. As multas de trânsito são medidas tomadas para que os motoristas não cometam excessos ao volante e respeite as leis de trânsito. Porém, muitas vezes não é o bastante, pois a cada ano o índice de infrações vem aumentando consideravelmente. Essa nova lei, veio justamente para tentar controlar o índice de infrações cometidas, entre eles acidentes fatais.

Por incrível que pareça as multas leves são as mais cometidas. Os infratores dirigem sem atenção ou simplesmente ignoram as leis.

O que são consideradas faltas leves?

Para cada multa leve, o condutor será penalizado com 3 pontos na carteira e receberá uma multa de R$ 88.38.

• Estacionar afastado da guia de 50 cm a 1 metro
  • Estacionar em desacordo com uma regulamentação (Zona Azul, Táxi etc.)
  • Parar no passeio/calçada/faixa de pedestre
  • Usar buzina prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto
  • Buzinar em horários proibidos pela sinalização
  • Dirigir sem cuidados ou cuidados indispensáveis à segurança
  • Dirigir ameaçando pedestres que estejam atravessando em via pública
  • Veículos nas vias (Q não rodovia/trânsito rápido)
  • Estacionar em desacordo com a regulamentação, vagas para portadores de necessidades especiais.
  • Estacionar em vagas exclusivas de carga e descarga.
  • Transitar inadequadamente por faixa seletiva à direita
  • Fazer ou deixar que se façam consertos em vias locais
  • Dirigir sem atenção
  • Estacionar irregularmente veículos em estacionamento regulamento
  • Usar farol alto ao transitar com veículo em via provida de iluminação pública
  • Conduzir veículos sem os documentos de porte obrigatório

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB. Deve levar xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Seja atencioso e não cometa infrações você pode se dar muito mal dependendo da gravidade.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites Clube DETRANvocênoenem e i50.

raialex silva reis Autores recentes de comentários
rai
rai

andar sem cinto de segurança é grave, cuidado! as infrações mudaram no fim de 2016, estão mais severas!

alex silva reis
alex silva reis

anda sem cinto e uma multa leve?