fechar

Deixe sua avaliação

Entenda qual o passa a passo para tirar a 1ª habilitação

Muitos jovens e também adultos estão à procura de informações sobre o processo da 1º habilitação, mas as dúvidas persistem, principalmente pelas informações desencontradas que muitas vezes são passadas. Então vamos explicar a maneira mais simples para que você possa tirar a sua PPD (Permissão Para Dirigir), e posteriormente a sua CNH.

Entenda qual o passa a passo para tirar a 1ª habilitação. Primeiro você precisa saber que não é obrigatório já procurar uma Autoescola de cara. Vamos aos passos:

1º Passo – você precisa agendar o cadastramento no Detran da sua cidade;


Basta entrar no site do Detran e efetuar o agendamento no local mais próximo. Na data marcada deve comparecer com no mínimo 10 minutos de antecedência, munido de cópia de documentos e originais, cópia de comprovante de residência e original. Lá você fará um teste de leitura e escrita, fará o seu cadastro, tirar a foto e cadastrar a biometria.

2º Passo – Fazer exame médio, psicotécnico e de visão

Após o passo do Detran, você irá se dirigir ao local para exame médico e psicotécnico e de vista, que também pode ser de sua preferência e todos no mesmo local. Após a realização do exame.


3º Passo – Centro de Formação de Condutor (CFC)

Lá você irá levar os documentos que recebeu no exame médico e marcar as aulas teóricas. São 09 dias de aulas e você terá acesso a todas as informações pertinentes ao trânsito, desde legislação, primeiros socorros, até meio ambiente.

Ao final do curso será realizada uma prova no local do CFC para testar os seus conhecimentos.


4º Passo – Aulas no Simulador

Alguns CFCs já disponibilizam o simulador também, então pode fechar um pacote se for mais interessante para você. São 05 aulas normais ou 08, se optar por eliminar algumas aulas práticas noturnas, fica a sua preferência.

5º Passo – Prova Teórica Detran


Após o certificado do curso do CFC você mesmo poderá marcar a sua prova oficial teórica no Detran, também através do site oficial.

Aprovado na prova teórica do Detran, basta procurar a Autoescola de sua preferência para marcar as aulas práticas de volante.

5º Passo – Autoescola – Aulas Práticas de volante


Na Autoescola você terá 25 horas de aulas de volante, incluindo a noturna que vai depender se você optou por eliminar no Simulador ou não.

6º Passo – Prova Prática de volante no Detran

Neste caso a prova será agendada pela Autoescola e é só comparecer no dia e hora marcados para realizar a prova prática.


Vale ressaltar que esse passo a passo é para quem deseja fazer todo processo sem ficar vinculado a uma única empresa, e que em alguns casos permite até economizar dinheiro nos valores, afinal se você optar por procurar uma Autoescola de cara, você ficará vinculado a ela e aos seus valores fechados.

O mais importante sempre é pesquisar e entender qual o melhor caminho e em qual situação você se encaixa melhor.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):


 É dever do cidadão no Trânsito:

“Transitar sem oferecer perigo ou obstáculo a si mesmo, a terceiros e ao meio ambiente”.

É direto do cidadão no Trânsito:


“Usufruir de vias seguras, corretamente sinalizadas, ser educado para dirigir com perfeição, opinar e sugerir alterações no código, bem como solicitar alterações, fiscalização e segurança”.

Direitos na condução do veículo:

  • Ter vias seguras para transitar;
  • Ter orientação adequada com propagandas e companhas sobre a legislação de trânsito e direção defensiva;
  • Receber ajuda dos órgãos competentes, caso necessário, assim como os agentes de fiscalização;
  • Ter um atendimento digno e respeitoso em qualquer repartição que atuem na administração do trânsito em qualquer parte do país;
  • Ter acesso a assistência médica quando necessário nos casos de acidentes de trânsito.

Deveres do Motorista:


  • Usar o cinto de segurança e os demais equipamentos obrigatórios;
  • Conhecer o automóvel que está dirigindo;
  • Manter o automóvel sempre em boas condições de funcionamento;
  • Prever situações inesperadas, ficar atento e ser capaz de evitar acidentes;
  • Ser capaz de tomar decisões corretas com rapidez nas situações de perigo e executá-las;
  • Nunca aceite desafios e provocações de motoristas irresponsáveis;
  • Não dirigir cansado ou com sono, sob o efeito do álcool, drogas, remédios ou qualquer substância tóxica.
  • Não confie apenas na sua habilidade;
  • Procure ver tudo que está acontecendo à sua volta e certifique-se de que todos estão vendo o seu veículo e a sinalização que estiver usando.

Direitos do Pedestre:

  • É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação;
  • Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelas bordas da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida;
  • Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste código;
  • Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo



Tags : Habilitação

2

Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
Lucaspatty Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Lucas
Visitante
Lucas

Eu tirei minha CNH lá na Auto Escola Vidoi de São Paulo, me instruiram muito bem, além do preço ser bom, recomendo à todos. 😉

O site deles é http://www.autoescolavidoi.com

patty
Visitante
patty

bom dia na verdade nao foi bem isso que eu perguntei.Eu queria saber se eu posso fazer as aulas de moto com a minha moto ,pois nao dei conta com a moto da auto escola.