fechar

Entenda como funciona e quem pode se inscrever para o programa da CNH Social

O programa CNH Social ou Gratuita já existe em diversos estados do país, mas de forma independente em cada região, ou seja, ainda não temos um programa a nível nacional. Mas, nos estados em que já tem a implantação, o programa é direcionado para pessoas de baixa renda e que estão cadastradas em algum programa social do governo. Antes, porém, é importante saber em quais estados já está aprovado o projeto. Há um projeto que solicita a implantação do programa em nível nacional, mas ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados em Brasília, até lá, é preciso se atentar aos programas estaduais.

Estados como Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal, por exemplo, já tiveram a aprovação e realização do programa, porém, com vagas limitadas e liberadas em determinadas épocas do ano apenas. Além da possibilidade de obter a primeira habilitação, o candidato poderá também solicitar alteração ou a inclusão de categoria através do programa.

Como saber se em seu Estado há o Projeto CNH Social ou Gratuita

Como saber se em seu Estado há o Projeto CNH Social ou Gratuita

O primeiro, e mais importante passo para saber se em seu Estado há o projeto da CNH Social ou Gratuita disponível, é o acesso ao site do DETRAN ou CIRETRAN da sua região. Após a confirmação, buscar no mesmo site a informação sobre a abertura e quantidade de vagas disponíveis, assim como os critérios exigidos, pois como já mencionamos, poderá variar de Estado para Estado.

Principais critérios para se inscrever na CNH Social ou Gratuita

Apesar da possibilidade de os critérios serem diferentes em cada Estado, a maioria tende a exigir:

  • Renda até 2 salários mínimos;
  • Desempregadas a mais de 12 meses;
  • Alunos da rede pública que possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex presidiários;
  • Agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Inscritos no Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.

Para fazer a inscrição, o processo é online no site do DETRAN/CIRETRAN de cada região, e não há cobrança de nenhuma taxa referente ao processo de obter a Carteira Nacional de Habilitação.

IMPORTANTE: É muito importante alertar as pessoas sobre GOLPES aplicados em redes sociais referentes a CNH Social ou Gratuita, por isso, é sempre recomendado que cada interessado acesse o site oficial do DETRAN ou CIRETRAN de cada região para saber se realmente há disponibilidade de vagas. Além disso, nesse tipo de programa, NÃO É COBRADA NENHUMA TAXA para se inscrever ou para qualquer outro tipo de pagamento. O selecionado terá acesso ao processo para tirar a sua CNH totalmente gratuito, exceto despesas com transporte e alimentação do candidato durante as aulas e provas.

Deixe seu Comentário
Tags : CNHCNH CidadãCNH DigitalCNH GratuitaCNH SocialDETRANHabilitação