Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN MG

O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de Minas Gerais tem como função fiscalizar os condutores que possuem sua Permissão para Dirigir. Mesmo depois de ter passado por várias etapas o condutor que adquiriu sua Permissão para Dirigir ainda será observado durante um ano. Parece mentira mais o número de condutores que perdem sua permissão durante esse ano de avalição é bem maior do que imaginamos. Os condutores são pegos embriagados, em alta velocidade, sem cinto de segurança, disputando racha, enfim, não respeitaram as normas estabelecidas pela legislação de trânsito e foram punidos. Perdeu tempo, dinheiro e foram irresponsáveis.

Para os candidatos que passaram pelo processo de requerimento à permissão para dirigir, sabem que o caminho foi longo. A pressão foi grande, exames, avaliações, provas, pagamento de taxas, mas acabou dando tudo certo. Você conseguiu passar pela primeira e demorada etapa, então agora você só precisa agir de acordo com o que a legislação de trânsito estabelece.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão Para Dirigir (PPD)

Após ter sido aprovado em todas as etapas, quanto tempo leva para eu receber minha permissão para dirigir?

De 10 a 15 dias úteis.

Se eu cometer infrações posso perder minha permissão para dirigir?

Se o candidato cometer infrações de natureza grave, gravíssima ou reincidir uma infração média, pode sim perder sua permissão para dirigir.

É necessário realizar as aulas mesmo sabendo dirigir?

Sim, você deve cumprir toda a carga horária estipulada pela legislação de trânsito. Por muitas vezes os condutores possuem vícios que devem ser corrigidos. Exemplo: não usar o cinto ou conduzir o veículo com o braço apoiado do lado de fora da porta.

Se eu perder minha permissão para dirigir como faço para conseguir outra?

Você terá que começar do zero, fará tudo novamente, pagamento de taxas, exames, provas e avaliações, além disso, pagará multa pelas infrações cometidas e poderá ficar um ano até poder dar entrada em uma nova inscrição. Dependendo da infração que cometeu responderá judicialmente.

Como faço para atualizar meu endereço no cadastro de condutor?

Compareça ao DETRAN levando sua permissão para dirigir e um comprovante de endereço recente (cópia e original).

Com minha permissão para dirigir, existe alguma restrição de lugares onde não posso ir?

Nesse período não há qualquer restrição ao tipo de via onde ele poderá circular (é permitido dirigir em rodovias e na cidade), mas não poderá cometer infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média.

Um dia após o vencimento de sua Permissão para Dirigir, você já pode dar entrada na substituição. O DETRAN do estado de Minas Gerais aconselha aos candidatos antes verificarem suas pontuações. Sua Permissão Definitiva tem a validade de cinco anos e deve ser renovada após esse período, não esquecendo que você não deve atingir a pontuação máxima para também não correr o risco de ficar sem ela. Obedecendo as leis de trânsito você não terá problemas.