Vinculada via WhatsApp notifica falsa de cobrança de anuidade de CNH

Recentemente foi compartilhada uma notícia falsa sobre a cobrança de anuidade para CHN. O compartilhamento via WhatsApp gerou alguns comentários sobre a possível cobrança anual para ter a Carteira Nacional de Habilitação, mas o Ministério das Cidades já veio a público esclarecer que não se trata de uma notícia verídica.

Segundo a falsa notícia, seria cobrada a quantia de R$ 298,47 como anuidade para que o motorista pudesse ter a sua CNH, cobrança essa que seria enviada via Correios. E que o não pagamento resultaria no cancelamento imediato da CNH.

É importante ficarmos tentos a qualquer tipo de informação compartilhada na internet ou através das redes sociais, pois constantemente nos deparamos com notícias que não são verdadeiras e também sobre novos e antigos golpes passados na população.

E o início do ano é a época preferida dos falsários. Sempre tem aquele boleto do IPTU falso, o golpe do IPVA, do DPVAT, enfim, é sempre bom e recomendado a não confiar em tudo que ler ou receber em casa com a finalidade de pagamento.

E sobre a cobrança de anuidade da CNH, se você recebeu de algum conhecido ou amigo, repasse que se trata de uma informação que não procede, assim contribuirá por estar repassando uma orientação à sociedade.

Alterações na Carteira Nacional de Habilitação

Porém é importante mencionar que a partir de 2017, haverá uma mudança na Carteira Nacional de Habilitação, afim de evitar falsificações da mesma.

O órgão responsável pela regulamentação informou que as mudanças ocorrerão desde a marca d’agua a tarja azul que fica no topo do documento.

Porém quem já possui a sua CNH continuará utilizando a mesma e somente a partir da renovação é que será alterada. Isso valerá para todas as CNH’s expedidas a partir de 2017. Todas as mudanças estão diretamente ligadas a parte física do documento, ou seja, a aparência da CNH terá impressos que dificultará na sua falsificação.

Então fique de olho em toda e qualquer notícia que seja compartilhada em rede social e para evitar confusões, verifique a informação antes e não compartilhe se não tiver certeza de que se trata de algo verídico.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo