Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN CE

A Permissão para Dirigir é um documento que o DETRAN CE concede ao candidato após a realização e aprovação de alguns exames específicos. Após ser aprovado em todas as etapas o condutor com sua permissão para dirigir ainda será avaliado por um ano. Essa avaliação é efetuada através de radares colocados em pontos estratégicos, lombadas eletrônicas e pelos fiscais de trânsito.  O condutor deve colocar em prática tudo que aprendeu para não cometer infrações. As infrações cometidas poderão acarretar danos futuros, além de pagar multas, ter o veículo apreendido, e ainda ter sua Permissão Definitiva negada.

Ao final desse prazo, se não tiver cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infração média, ele finalmente receberá a sua Permissão Definitiva para Dirigir.

O condutor pode dar entrada em sua permissão definitiva, após 1 dia do vencimento de sua permissão provisória. O DETRAN CE pede aos condutores que verifique sua pontuação antes de solicitar a substituição. Se o candidato preferir poderá fazer isso pela internet e sua habilitação definitiva será entregue pelo correio no endereço fornecido. A emissão da nova carteira de habilitação custará uma taxa, assim como a postagem pelo correio.

Algumas perguntas frequentes:

Caso cometa infrações o motorista corre o risco de perder sua permissão para dirigir?

Sim, como dito acima durante um ano você será avaliado, sua conduta no trânsito é muito importante, pois deve respeitar todas as normas da legislação.

Se eu perder minha permissão para dirigir o que devo fazer?

Primeiro você terá que arcar com as multas, dependendo da infração que cometeu poderá até ser punido judicialmente. Perdendo a permissão para dirigir o candidato terá que repetir todas as etapas iniciais, fazer exames, provas, avaliações além do pagamento de taxas. Corre ainda o risco de ser punido e ficar um ano sem poder se habilitar novamente.

É possível a pessoa tirar a CNH definitiva mesmo que tenha tomado uma multa no tempo em que estava com a Permissão se a infração não for computada a tempo?

Se suas infrações não tiverem sidas computadas a tempo pelo órgão responsável, você poderá sim receber sua CNH definitiva. Mas não conte com a sorte, geralmente as infrações são computadas rapidamente você pode se dar mal.

Se eu pagar a multa, os pontos expiram?

O pagamento da multa não tiram seus pontos. Cada pontuação fica ativa por um ano a partir da data da infração cometida.

Após ter sido aprovado em todas as etapas, quanto tempo leva para eu receber minha permissão para dirigir?

De 10 a 15 dias úteis.

Sua permissão definitiva terá que ser validada a cada cinco anos, por isso o condutor como dito acima deve tomar muito cuidado ao conduzir seu veículo. Com sua permissão definitiva em mãos, não pense que você pode sair por ai cometendo atos ilícitos. Preste muita atenção, você deve manter sua conduta de forma exemplar, não falar ao celular, não dirigir sem cinto de segurança, respeitar sinalizações e principalmente não conduzir o veículo embriagado entre outros. Se você for pego cometendo algumas dessas infrações receberá multas, poderá ter seu veículo apreendido e ainda poderá ser penalizado judicialmente.