Sistema de Notificação Eletrônica (SNE DENATRAN)

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE DENATRAN) é um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o DENATRAN / Ministério das Cidades. A ferramenta facilita a comunicação de infrações de trânsito pelos órgãos de autuação e permite que os condutores de veículos optem pelo desconto de 40% do valor da multa.

Para atender à Lei 13.281, o SNE DENATRAN foi desenvolvido para comunicar às pessoas cadastradas no aplicativo mobile sobre as notificações de trânsito. Quem reconhecer a infração, sem apresentar defesa prévia e recurso, além de pagar a multa até o vencimento, via aplicativo, pode optar pelo desconto de 40%.

Com o SNE DENATRAN, os órgãos reduzem o custo de envio e aceleram o processo de entrega das notificações, estabelecendo uma comunicação mais eficiente com o cidadão, sem a necessidade de impressão de notificações.

Sistema de Notificação Eletrônica (SNE DENATRAN)

O sistema está disponível para Android (em 1º/11) e IOS (a partir de 7/11). Após se cadastrar no aplicativo, o usuário logado pode inserir os dados do seu veículo e receber infrações aplicadas pelos órgãos que aderiram à solução. O condutor pode inserir ou excluir os dados a qualquer tempo.

Dentre as funções, o aplicativo oferece ainda a possibilidade de visualizar detalhes de cada multa, reconhecer a notificação, além de fazer o download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração.

Perguntas e Respostas sobre SNE DENATRAN

O que é o SNE?

O Sistema de Notificação Eletrônica é uma solução do Departamento Nacional de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro, que possibilita ao condutor ter descontos de até 40% nas suas infrações de trânsito.

Por que o SNE é uma sistema nacional?

Como existem vários órgãos federais, estaduais e municipais, seria necessário que os proprietários de veículos e condutores aderissem ao sistema de cada órgão para serem notificados eletronicamente. O Conselho Nacional de Trânsito entendeu que um esforço unificado permitiria oferecer um sistema de abrangência nacional, implicando em redução de custos para o Sistema Nacional de Trânsito.

Como eu me cadastro no SNE?

Para se cadastrar, o cidadão precisa baixar o aplicativo móvel do SNE disponível para Android e iOS nas lojas virtuais e preencher os seus dados. Para cidadãos habilitados, os campos a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha, número da CNH e o seu código de segurança. Para cidadãos não habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, os dados a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha, número e código de segurança do Renavam. Todas as informações cedidas são validadas na base do Renavam.

Como cadastrar meu veículo?

Com o usuário logado no aplicativo, ele pode incluir um ou mais veículos de sua propriedade. Para isso, o cidadão deve preencher os campos Placa e Renavam do veículo. Após a solução validar os dados do veículo, o usuário opta por aderir aquele veículo ao SNE. Após cadastrado um veículo, o cidadão tem a opção de excluir o mesmo.

Quem pode se cadastrar no SNE?

Na sua primeira versão o SNE estará disponível para os cidadãos que possuem automóveis registrados no seu nome. Para ter acesso à solução, nesse primeiro momento é necessário ter um dispositivo móvel com sistema operacional Android ou iOS.

Quais notificações podem ser recebidas no SNE?

O SNE está disponível para receber as notificações dos órgãos autuadores federais, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e dos Departamentos Nacionais de Trânsito de todos os estados. Para esses órgãos enviarem as notificações via aplicativo, eles precisam aderir à solução.

Sou uma empresa, posso aderir ao SNE?

Os veículos cadastrados com CNPJ vão utilizar o SNE Web, solução que será lançada no dia 15 de novembro. A solução tem os mesmos benefícios e também garante até 40% de desconto nas infrações.

O Clube DETRAN foi desenvolvido para você que não quer ser reprovado na hora da sua prova teórica do DETRAN! Aqui você pode estudar com o Simulado DETRAN, com as provas e testes do DETRAN de vários estados do Brasil.

30

Deixe seu Comentário

avatar
24 Comentar tópicos
6 Respostas do tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
28 Autores de comentários
Claudio LemosFábioJoão Paulo CostaMayara Agapito RodriguesJucelia Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Claudio Lemos
Visitante
Claudio Lemos

Alguém sabe se multas do DER/MG entra nesse aplicativo?

Fábio
Visitante
Fábio

E possível cadastrar moto na versão atual?

João Paulo Costa
Visitante
João Paulo Costa

Paguei 4 multas há quase 2 meses, não dão baixa, o Detran passa a responsabilidade para o SNE e o SNE passa a responsabilidade pro Denatran que por sua vez passa novamente para o SNE, o documento do carro está pago mas não liberam por conta destas multas. Recorrendo na justiça, recomendo que todos vocês o façam também.

Mayara Agapito Rodrigues
Visitante
Mayara Agapito Rodrigues

Nao consigo cadastrar outro veiculo

Jucelia
Visitante
Jucelia

Eu cadastrei meus veículos com sucesso paguei as multas e quando consulto no Detran ainda consta o débito da infração, acho que perdi meu dinheiro. Será que vou ter que pagar de novo ?

João Paulo Costa
Visitante
João Paulo Costa

Entre na justiça como eu fiz, se teve algum problema como o meu por exemplo melhor ainda, dá mais chance de ganho de causa.

João Carlos de Siqueira Santos
Visitante
João Carlos de Siqueira Santos

Tudo enganação…. Não tem nada de desconto…. Recebi a notificação de multa pra pagar…. Na parte superior do documento… Bem grande está escrito…. Ganhe até 40% de desconto e tal…. Baixei o aplicativo…segui o passo a passo… Lá tem duas opções… Pagar com 20 ou 40 % de desconto…. Optei por 40… Claro…o pretendido foi negado sem justificativa alguma…. ou seja…. ENGANAÇÃO TOTAL

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account