Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN RS 

Possuir a Permissão para Dirigir é o sonho de muitas pessoas, é muito grande o número de condutores que estão com sua Permissão para dirigir em mãos. A Permissão para dirigir é fornecida aos candidatos que passaram por muitas etapas e conseguiram concluir o curso. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do estado do Rio Grande do Sul tem como função vigiar esses condutores. Essa fiscalização é feita através de radares, lombadas eletrônicas, ficais, enfim, nada do que você fizer passará despercebido.

O candidato com sua permissão em mãos deve ter sempre uma conduta exemplar, não cometer infrações pois com isso poderá perder a chance de ter sua Permissão Definitiva para Dirigir. Nesse período não há qualquer restrição ao tipo de via onde ele poderá circular (é permitido dirigir em rodovias e na cidade), mas ele não poderá cometer infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média. Se cometer infrações além de pagar multas poderá responder judicialmente dependendo da infração que cometeu.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão para Dirigir (PPD)

Como são as regras das multas para o motorista que tira a Carteira de Habilitação pela 1ª vez?

Durante um ano, o motorista vai portar a chamada Permissão para Dirigir. Nesse período não há qualquer restrição ao tipo de via onde ele poderá circular (é permitido dirigir em rodovias e na cidade), mas ele não poderá cometer infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média.

Quanto tempo de espera até receber minha permissão para dirigir, após ter concluído o meu curso e tendo sido aprovado?

Em média você terá que esperar de 10 a 15 dias úteis.

Caso perca a permissão, o que tem de fazer para tirar outra?

Se a permissão for suspensa, o candidato terá de reiniciar todo processo de habilitação e ainda poderá ser multado em até um ano de suspensão do direito de dirigir, ou seja, só poderá dar entrada em outro processo após um ano sem dirigir. Além de pagar multas e dependendo da infração cometida poderá responder judicialmente. Além disso, começará o curso tudo novamente, passará por todas as etapas que já havia  feito.

Se eu pagar a multa, os pontos expiram?

O pagamento da multa não tiram seus pontos. Cada pontuação fica ativa por um ano a partir da data da infração.

É necessário realizar as aulas mesmo sabendo dirigir?

Sim, você deve cumprir toda a carga horária estipulada pela legislação de trânsito. Por muitas vezes os condutores possuem vícios que devem ser corrigidos. Exemplo: não usar o cinto ou conduzir o veículo com o braço apoiado do lado de fora da porta.

Um dia após o vencimento de sua Permissão para Dirigir, você já pode dar entrada na substituição. O DETRAN do estado do Rio Grande do Sul aconselha aos candidatos antes verificarem suas pontuações. Sua Permissão Definitiva tem a validade de cinco anos e deve ser renovada após esse período, não esquecendo que você não deve atingir a pontuação máxima para também não correr o risco de ficar sem ela. Obedecendo as leis de trânsito você não terá problemas.