fechar

Como tirar sua primeira habilitação no estado do Rio Grande do Sul

A grande maioria dos brasileiros que estão atingindo a maioridade ou mesmo aqueles que já são adultos sonham com sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação). Muitos nem sabem por onde começar e para começar é muito fácil, basta o candidato adquirir algumas informações e estar enquadrado dentro de algumas normas da legislação de trânsito. O candidato a primeira CNH deve ser maior de 18 anos e alfabetizado, que entenda riscos e consequências de seus atos, podendo ser responsabilizado penalmente por eles.

No estado do Rio Grande do Sul existe um órgão chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), junto ao DETRAN, o candidato pode tirar todas suas dúvidas a respeito de documentações e taxas. O candidato deve agendar dia e hora e comparecer levando RG, CPF (os documentos não devem apresentar danos) levar também um comprovante de endereço (recente). No dia agendado o candidato efetuará o pagamento de uma taxa e fará sua inscrição. Feito isso, será encaminhado a realizar alguns exames obrigatórios. Exame médico e exame psicológico.

O exame médico: avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.


O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.

Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach)..

Matriculado na autoescola de sua escolha, você começará tendo aulas teóricas. O Curso teórico abrange as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo. Para ser aprovado na prova teórica o candidato deve acertar 70% das questões.


Sendo aprovado no exame teórico, finalmente o candidato começará a realizar as aulas práticas. Nas aulas práticas, o candidato será orientado sobre normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar.

Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.



Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário

avatar