Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN BA

O DETRAN BA é responsável por tudo que envolve o trânsito do estado, isso inclui fiscalizar se a legislação de trânsito esta sendo cumprida. Para adquirir sua Permissão para Dirigir (PPD), o candidato teve que passar por várias etapas exigidas pela legislação de trânsito. Essas etapas não são difíceis, porém cansativas e causadoras de muita ansiedade. Muitos candidatos até pensam em desistir por acharem que não vão conseguir, mas não se assuste conseguir sua permissão é muito fácil para quem está realmente focado no que quer.

Após conseguir sua permissão para dirigir, o condutor ainda será observado durante um ano, toda sua conduta no trânsito estará sendo vista por radares, lombadas eletrônicas e fiscais de trânsito, você deve ser um condutor exemplar, colocar em prática tudo o que aprendeu ser atento e cauteloso. Não corra o risco de perder a oportunidade de conseguir sua permissão definitiva, não cometa infrações. Se você for pego cometendo infrações de natureza grave, gravíssima ou reincidir numa infração média, com certeza terá sua permissão negada.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão Para Dirigir (PPD)

Como são as regras das multas para o motorista que tira a Carteira de Habilitação pela 1ª vez?

Durante um ano o candidato portará uma permissão para dirigir. Durante esse período ele não poderá cometer infrações graves, gravíssimas ou reincidir em uma infração média. O condutor poderá circular sem restrições por todas as vias (é permitido dirigir em rodovias e na cidade).

Posso emprestar minha permissão para dirigir a terceiros?

A permissão para dirigir é um documento único e intransferível, só terá validade se o próprio dono estiver usando.

Se eu cometer infrações posso perder minha permissão para dirigir?

Se o candidato cometer infrações de natureza grave, gravíssima ou reincidir uma infração média, pode sim perder sua permissão para dirigir.

Qual a diferença entre permissão provisória e permissão definitiva?

Você fica com sua permissão provisória durante um ano, para conseguir sua permissão definitiva deve ter ser portado bem durante esse período. Mais mesmo com a Permissão definitiva o condutor terá sempre que conduzir seu veículo com responsabilidade. Porque dependendo da infração corre também o risco de perder sua permissão definitiva. A permissão definitiva deve ser renovada a cada cinco anos.

Após um dia do vencimento de sua permissão provisória, o condutor já pode dar entrada em sua permissão definitiva. O DETRAN da Bahia aconselha aos condutores verificar antes suas pontuações. Sua Permissão Definitiva será liberada após o pagamento de uma taxa e poderá ficar pronta no prazo de 10 a 15 dias.

Com sua permissão definitiva em mãos, não pense que você pode sair por ai cometendo atos ilícitos. Preste muita atenção, você deve manter sua conduta de forma exemplar, não falar ao celular, não dirigir sem cinto de segurança, respeitar sinalizações e principalmente não conduzir o veículo embriagado entre outros. Se você for pego cometendo algumas dessas infrações receberá multas, poderá ter seu veículo apreendido e ainda poderá ser penalizado judicialmente. Além disso, poderá perder sua permissão tendo que realizar todas as etapas iniciais novamente. Começará do zero, fará todos os exames, aulas e provas novamente.