Saiba como ter gratuidade nos serviços do SEST SENAT

Todas as Unidades Operacionais do SEST SENAT já oferecem gratuitamente aos trabalhadores do transporte e seus dependentes os serviços prestados pela instituição: cursos presenciais e a distância e atendimentos em fisioterapia, nutrição, psicologia e odontologia, além das atividades de esporte, lazer e cultura. Para ter acesso à gratuidade, é preciso que o trabalhador autônomo ou a empresa onde trabalha contribua para o SEST SENAT.

O objetivo é ampliar ainda mais o acesso à qualificação profissional e serviços de saúde. A gratuidade é uma forma de garantir capacitações continuadas que contribuem para a permanência e a colocação no mercado de trabalho, além de promover a qualidade de vida e o bem-estar do profissional.

“O SEST SENAT é referência para o setor de transporte”, salienta a diretora executiva nacional da instituição, Nicole Goulart. Por isso, profissionais do setor em todos os modais, transportadores autônomos e dependentes podem usufruir dos serviços prestados sem pagar nada.

São considerados dependentes: cônjuge ou companheiro(a) e filhos menores de 21 anos; pais e avós que comprovem dependência econômica do trabalhador; menores sob tutela e guarda judicial; e filhos maiores de 21 anos quando declarados incapazes física e mentalmente e viverem sob a dependência econômica do profissional.

Saiba Como Ter Gratuidade Nos Serviços Do Sest Senat

Como ter gratuidade nos serviços do SEST SENAT

É preciso ir até uma das 145 Unidades Operacionais da instituição e apresentar a documentação necessária que varia de acordo com o vínculo do profissional com o setor de transporte. Por isso, é importante entrar em contato com a Unidade mais próxima para verificar quais são os documentos necessários, tanto do trabalhador quanto dos dependentes. A partir disso, é feito um cadastro no Sistema Integrado de Gestão do SEST SENAT e é verificada a regularidade da contribuição do profissional ou da empresa a qual está vinculado. É por meio desse programa que os usuários têm a oportunidade, por exemplo, de iniciar um tratamento em uma região do país e continuar em outra.

Mais benefícios para trabalhadores

Além de todos os atendimentos oferecidos pelas Unidades, desde o dia 1º de fevereiro, os trabalhadores têm direito a mais um benefício: os serviços de especialidades odontológicas que são realizados por laboratórios e clínicas conveniadas ao SEST SENAT também passaram a ser gratuitos. Entram nessa categoria: implantes, ortodontia, prótese, radiologia e dentística, quando é preciso fazer uma restauração dental, por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) no ano passado mostrou que 83% dos caminhoneiros e 82% dos taxistas não possuem planos odontológicos. Tornar esse tipo de serviço gratuito é mais uma forma de contribuir com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, objetivo expresso na missão do SEST SENAT. “O atendimento odontológico é o nosso carro-chefe. É um serviço de ponta com estrutura moderna e profissionais altamente capacitados”, destaca Nicole Goulart.

Confira 15 motivos que mostram a importância do SEST SENAT para o transporte:

1. O SEST SENAT é o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Ele foi criado em 1993, pela lei nº 8.706. Já são 25 anos de atuação, com unidades distribuídas em todas as regiões do Brasil.

2. As contribuições pagas ao SEST SENAT, previstas nessa lei, provêm de empresas e de trabalhadores autônomos do transporte rodoviário de cargas e de passageiros e são integralmente investidas no setor transportador, especialmente na formação e na qualificação profissional de trabalhadores e em atendimentos de saúde realizados em unidades localizadas em todo o Brasil.

3. As unidades do SEST SENAT em todo o Brasil oferecem atendimentos GRATUITOS de saúde nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição para os trabalhadores e seus familiares. Além disso, realizam atividades de educação para a saúde e promovem projetos de esporte e lazer. Esse é o trabalho realizado na área de promoção social.

4. Por ano, são cerca de 5 MILHÕES de atendimentos nas atividades de promoção social do SEST SENAT. Essa atuação de cuidados com a saúde e prevenção ajuda a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e das suas famílias, eleva a produtividade e reduz ausências ao trabalho causadas por problemas de saúde. Também desafoga o Sistema Único de Saúde (SUS), que não comportaria essa demanda.

5. O SEST SENAT também forma profissionais qualificados para o setor de transporte, desde os níveis operacionais aos níveis de gestão das empresas. Isso contribui para que se aumente a produtividade, com impactos positivos para o setor e para toda a economia do Brasil. Além disso, favorece a segurança no trânsito, pois motoristas bem treinados dirigem de forma correta e segura.

6. A qualificação profissional aumenta a empregabilidade. Oito em cada dez alunos relatam que o desempenho profissional melhorou depois das aulas no SEST SENAT. Além disso, 35% dos entrevistados em pesquisa feita com egressos afirmaram que os cursos garantem melhorias no salário.

7. As unidades do SEST SENAT ainda oferecem cursos profissionalizantes também GRATUITOS a trabalhadores do transporte e seus dependentes, incluindo cursos do Programa Jovem Aprendiz.

8. Por ano, são mais de 3 MILHÕES de atendimentos em desenvolvimento profissional no SEST SENAT.

9. O SEST SENAT entende que democratizar cada vez mais o acesso à educação também é fundamental. Por isso, a plataforma de educação a distância do SEST SENAT oferece mais de 200 cursos totalmente gratuitos e abertos a toda a comunidade.

10. A tecnologia também é uma grande aliada na capacitação dos profissionais: 105 unidades do SEST SENAT têm simuladores híbridos de direção, que são utilizados na formação dos motoristas profissionais. A capacitação, por meio dessa ferramenta, melhora a performance dos trabalhadores e eleva a segurança no trânsito. Até o fim de 2019, serão 142 simuladores em unidades do SEST SENAT.

11. A qualidade dos atendimentos no SEST SENAT é avaliada como ótima ou boa por 91,3% dos usuários. Os atendimentos de saúde receberam avaliação ótima ou boa de 91,6%. Já os cursos são avaliados como ótimos ou bons por 93,4% dos usuários.

12. Em 25 anos de trabalho, o SEST SENAT já realizou mais de 126 MILHÕES de atendimentos. Todas as pessoas atendidas pelo SEST SENAT tiveram acesso a cursos que as deixaram preparadas para o mercado de trabalho, atendimentos de saúde, palestras, atividades esportivas, entre outras.

13. O SEST SENAT, assim como outras entidades do Sistema S, é uma entidade de direito privado, ou seja, não é pública. Mas é fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e por outros órgãos públicos, presta contas da sua atividade e respeita regras de transparência.

14. Os orçamentos do SEST SENAT são aprovados, também, pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário e pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

15. Todas as informações sobre o orçamento, os investimentos e a atuação do SEST SENAT estão disponíveis para consulta no site da instituição, na página da Transparência. Clique aqui para acessar

*Com informações do SEST SENAT