fechar

Tire todas as suas dúvidas sobre a CNH Social ou Gratuita

De tempos em tempos surge uma onda de Fake News sobre a CNH Social ou gratuita, principalmente em mensagens compartilhadas via WhatsApp, mas o que muitos não sabem é que, apesar de existir o programa, ele possui restrições quanto a quem pode participar. Tire todas as suas dúvidas sobre a CNH Social ou Gratuita.

CNH Social ou Gratuita dos Estados

Existe a CNH Social ou Gratuita liberada pelos Estados, com critérios próprios de cada um, e são liberadas em períodos aleatórios, não sendo permanente. As inscrições são feitas diretamente no Detran ou Ciretran de cada Estado, limitado ao número de vagas disponíveis.

O último Estado que anunciou a CNH Social foi o Espírito Santo, onde o Governo Federal estima a emissão de 25 mil Carteiras de Motorista de graça até o ano de 2022. Lá, as inscrições começam hoje, 17 de setembro, e a regra para participar é a seguinte:


  • Saber ler e escrever;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Comprovar residência no Espírito Santo;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Ter renda familiar de até 02 salários mínimos.

Obter a CNH Social no Espírito Santo para:

  • Primeira Habilitação A ou B;
  • Adição das categorias A ou B para os que já são habilitados;
  • Mudança de categoria para D ou E, também para habilitados.

As inscrições são feitas diretamente no site do Detran-ES, e além da CNH Social, serão oferecidos cursos especializados como transporte de produtos perigosos, transporte escola, transporte de passageiro e carga indivisíveis, e transporte de serviço de urgência.

Programa de CNH Social para primeira habilitação do SEST SENAT

Outro programa parecido é Programa de CNH Social para primeira habilitação do SEST SENAT, cuja intenção é a oportunidade a jovens de baixa renda a obter a sua CNH, e assim ajudá-los no ingresso no mercado de trabalho na área de transporte. Além disso, possibilita a mudança de categoria da CNH para as categorias C, D ou E.

No momento, o SEST SENAT não tem nenhuma oferta de vagas para o projeto da CNH Social, e não há previsão de quando irá abrir novas oportunidades. E para evitar cair em golpes da internet, procure se informar antes de clicar em mensagens com links que tenham a informação sobre os projetos “Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social” e “Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos motoristas”, principalmente as enviadas pelo WhatsApp.


Fake News sobre a CNH Social

Você recebe links sobre o Projeto CNH Social e pedido que faça o cadastra, mas na verdade não passa de mais um golpe. Não caia nessa! Saiba de todas as informações e fique por dentro do Projeto CNH Social e evite ser engando.



Tags : CNHCNH GratuitaCNH Social

Deixe seu Comentário

avatar