Atenção para os novos prazos de renovação da CNH no estado de São Paulo

Os motoristas do estado de São Paulo que estão com a Carteira Nacional de Habilitação vencida precisam se atentar aos novos prazos para a renovação do documento. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novos prazos para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado de São Paulo, cujos prazos estavam suspensos desde março do ano passado, devido a pandemia causada pelo Coronavírus.

Segundo divulgação do DETRAN-SP, os novos prazos valem a partir do dia 09 de novembro, e seguirão até agosto de 2023, dependendo da data de vencimento de cada CNH. A CNH, cujo vencimento tenham ocorrido entre março de 2020 e dezembro de 2022, terão até agosto de 2023 para a renovação.

Como será feita a renovação da CNH em SP

A realização da renovação da CNH categoria A e B será feita de modo remoto, através do Portal do DETRAN ou pelo aplicativo do Poupatempo Digital. O motorista só deverá se deslocar fisicamente para fazer o exame médico em clínica credenciada pelo órgão.

Passo a passo para renovação pelo aplicativo ou site do DETRAN-SP: basta acessar o Portal do DETRAN ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar os dados, o motorista deve agendar e realizar o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. Para os motoristas que deseja incluir a EAR na CNH ou já exerce atividade remunerada, além do exame médico, deve-se agendar também a avaliação psicológica.

Após a provação, deverá realizar o pagamento das taxas de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pelo SENATRAN para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além disso, o motorista irá receber a CNH no endereço cadastrado no DETRAN-SP

Calendário com os novos prazos para renovação da CNH

Veja abaixo o cronograma completo do prazo de renovação da sua CNH e programe-se.

Calendário com os novos prazos para renovação da CNH

Canais Digitais

Importante lembrar que apenas os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a primeira via do RG e renovação do documento com mudança de dados, transferência interestadual e a alteração nas características do veículo, por exemplo, são realizados de forma presencial nos 89 postos do Poupatempo, mediante agendamento prévio.

As demais opções, além da própria renovação de CNH, como licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outros, estão disponíveis nos canais digitais.

Deixe seu Comentário
Tags : CNHCNH DigitalDETRANHabilitaçãoRenovação