fechar

Deixe sua avaliação

Habilitação, suas características e pré-requisitos para obtenção

A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidades executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos:

  1. Ser penalmente imputável;
  2. Saber ler e escrever;
  3. Possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

 

O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

  1. De aptidão física e mental;
  2. Escrito, sobre legislação de trânsito, noções de primeiros socorros,direção defensiva, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, funcionamento de veículos 02 ou mais rodas,conforme regulamentação do CONTRAN;
  3. De direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para qual estiver habilitando-se.

 

ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotores


A aprendizagem veicular e o exame de direção poderão ser realizados em qualquer veículo de duas rodas, classificado como ciclomotor. A ACC terá validade de 12 meses, igual à Permissão.

ACC - Autorização para Conduzir Ciclomotores

CATEGORIA “A”

Condutor de veículo motorizado de 02 (duas) ou 03 (três) rodas, com ou sem carro lateral, e que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos.


CATEGORIA "A"

CATEGORIA “B”

Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500kg e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, e que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos.

São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, cujo peso não exceda a 6.000kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista. CATEGORIA "B"


CATEGORIA “C” 

Condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500kg, e ainda, estar habilitado no mínimo há um ano na categoria “B”, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infração média, durante os últimos doze meses.

CATEGORIA "C"

CATEGORIA “D”


Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, tenha a idade mínima 21 (vinte e um) anos, e ainda, estar habilitado no mínimo  há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria “C” e não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infração média, durante os últimos 12 (doze) meses;

CATEGORIA "D"

CATEGORIA “E” 

Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B”, “C” ou “D” e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. Estar habilitado no mínimo há um ano na categoria “C” não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, ou ser reincidente em infração média durante os últimos doze meses. Ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular e em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.


CATEGORIA "E"

IMPORTANTE

O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado na categoria C, D ou E.

Para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:


1. Ser maior de vinte e um anos;
2. Estar habilitado:
– No mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e
– No mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E;
3. Não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, ou ser reincidente em infração média durante os últimos doze meses.
4. Ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular e em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.



Tags : Habilitação

7

Deixe seu Comentário

avatar
6 Comentar tópicos
1 Respostas do tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
6 Autores de comentários
Luciano bastos da silvaluizFabio TavaresAndrea Pimenta soaresRodrigo Rodrigues Soares Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
luiz
Visitante
luiz

Bom dia tive minha carteira suspensa por um ano ….cumpri tudo direitinho…entreguei minha carteira no detran..protocolei a entrega.cumpri o prazo de um ano fiz a reciclagem e renovei minha carteira ela e categoria D…quero por nela o item EXERCEi ATIVIDADE RENUMERADA….posso fazer isto?,,por ter tido ela suspensa…ja faz dois anos que estou com ela renovada e sem nenhuma infração.

Fabio Tavares
Visitante
Fabio Tavares

Gostaria de saber se aqui em SP tem esse projeto? Se sim onde faço a inscrição?

Andrea Pimenta soares
Visitante
Andrea Pimenta soares

Quero agradecer a todos os colaboradores desse projeto maravilhoso, pois, só assim aqueles que necessitam de sua Cnh, poderam possuir, eu necessito para que posso crescer de cargo e infelizmente não possuo condições para pagar uma auto escola, com a habilitação B poderei pagar uma casa digna para minha moradia que sou mãe de três filhos, agradeço desde já.

Rodrigo Rodrigues Soares
Visitante
Rodrigo Rodrigues Soares

Aguardo resposta

Rodrigo Rodrigues Soares
Visitante
Rodrigo Rodrigues Soares

Quero agradecer a todos colaboradores maravilhosos, pois através deste projeto as classes baixas vão ter disponibilidade de obter sua CMG, POR FAVOR INFORME QUANDO VÃO CHEGAR AS VAGAS EM MINAS . Pelo e-mail

Joel Silva Neto
Visitante
Joel Silva Neto

Para mudanca de categoria da categoria AB para a categoria E, tenho 12 anos na categoria B.

Luciano bastos da silva
Visitante
Luciano bastos da silva

o prazo minimo requerido no propio “CTB” e de 2 anos habilitado na categoria B e de 1 ano, na C, para se habilitar na categoria D. o condutor habilitada na categoria B terá obrigatoriamente que passar pela D,visto que habilitado na D a qualquer momento ele pode requerer a mudança para a, E. LEMBRANDO QUE ELE NÃO DEVE TER COMETIDO NENHUMA INFRAÇÃO DE NATUREZA GRAVE, GRAVÍSSIMA E NÃO SER REINCIDENTE EM MÉDIA NOS ÚLTIMOS 12 MÊSES.