Renovar o seguro do carro: que sinais demonstram que um corretor e uma seguradora são confiáveis?

Quem está livre de se envolver em um acidente ou então ser mais uma vítima dos crescentes índices de roubos de veículos? Pensando nisso, é imprescindível fazer um seguro automotivo para evitar problemas caso seja surpreendido por essas fatalidades.

Para quem já tem um seguro, essa preocupação de renovação é anual, e com isso vem a necessidade de fazer novas pesquisas de preço e procurar as coberturas e condições que mais atendam as suas necessidades.

Para quem está nessa procura, sempre vem a dúvida, será que os serviços ofertados são de qualidade? Será que o corretor de seguro é confiável? Qual o melhor negócio na hora de renovar o seguro. Se você quer comparar as apólices e adquirir uma nova apólice para o seu Corolla, por exemplo, separamos algumas informações importantes para você não errar na hora da contratação do seguro e adquirir serviços confiáveis e de qualidade. Confira tudo aqui neste post!

Qual o melhor momento para renovação

Fique sempre de olho na data de vencimento da sua apólice para não esperar o contato do seu corretor de seguros. Normalmente eles esperam que o prazo esteja curto para conseguir fazer a renovação sem que o cliente tenha tempo de pesquisar com outras empresas.

O prazo ideal seria começar o processo de renovação cerca de 2 semanas antes do vencimento para que uma pesquisa de preço possa ser realizada com outras empresas a fim de encontrar o melhor preço.

Mas claro, evite ficar um dia sequer sem seguro, em caso de sinistro ou roubo, o prejuízo pode ser ainda maior.

Quando é hora de trocar de seguradora

Para clientes fiéis as seguradoras costumam oferecer alguns benefícios para manter a sua carteira de clientes. Porém, o preço deve ser levado em consideração, então faça sempre uma verificação dos valores que estão sendo praticados no mercado, levando em consideração os serviços que você julga necessários como consumidor.

Não se apegue na bonificação que a seguradora oferece a cada ano porque esse benefício é válido para qualquer empresa contratada, então sua classe de bônus valerá na contratação dos serviços com uma nova seguradora.

Pesquisa de preço ou contratação de um corretor?

Se você tem aquele Renault Clio na garagem e está em dúvida sobre qual a melhor opção, pode contratar os serviços de um corretor para que ele busque o melhor orçamento que atenda as suas necessidades.

Mas se você tem tempo e disposição para consultar as empresas por telefone ou pela internet, poderá ter um pouco de trabalho, mas também vai conseguir orçamentos e fazer a sua própria contratação da apólice.

Via de regra a contratação de um corretor facilita a vida do cliente não só na hora de fazer os orçamentos, mas em caso de acionamento dos serviços é possível contar com a assessoria e o atendimento especializado do profissional.

Informações importantes

Não dependa somente das informações repassadas pelo seu corretor, fique sempre de olho no mercado para entender como os preços estão se comportando. Por exemplo, se você tem um Logan , na média os valores de apólices de seguro devem ser similares, variando de acordo com o perfil do motorista, então você poderá ter uma noção de qual o preço praticado no mercado na hora que for consultado pelo seu corretor para renovação da sua apólice.

Outro fator importante é não mentir para o seu corretor em relação a possíveis mudanças de endereço, utilização do veículo, estado civil, se outras pessoas passaram a dirigir o veículo. Isso pode gerar algumas alterações na apólice, por exemplo, como a inserção de mais um condutor na apólice, já que no caso de um acidente, o seguro está cobrindo motoristas de uma faixa etária, e se esse condutor não pertencer a essa faixa, a seguradora pode se negar a cobrir os custos. Fique de olho e seja transparente quanto as mudanças com o seu corretor!

Como baixar os custos com o seguro

Fique de olho nos descontos que a sua seguradora pode te oferecer para renovação da apólice, ela pode valer muito a pena! Verifique os benefícios que você está tendo com as coberturas da sua apólice e se eles justificam o investimento. Por exemplo, se você tem dois carros em casa não contrate cobertura de carro reserva, já que este custo será alto e você ainda precisará pagar algumas taxas extras na hora da utilização do serviço. Avalie todas as possibilidades e os tipos de franquia que mais se adequam ao seu perfil para conseguir uma apólice com melhor valor.

Como saber sobre a confiabilidade

Preste sempre a máxima atenção na reputação da empresa que você está buscando orçamento. Leia e procure informações com outros clientes sobre os serviços e a qualidade do atendimento oferecido. Não feche os olhos para as críticas, busque informações sobre como a empresa resolve os problemas com o cliente.

O corretor normalmente é a pessoa de confiança para resolver os assuntos relacionados ao seu veículo, então busque referência com amigos e outros clientes para evitar contratar os serviços de pessoas que não estão preparadas para atender ao público.

O corretor tem que estar sempre do lado do cliente, é a voz do contratante diante da seguradora, por isso deve apresentar a você as melhores opções, detalhar as mudanças mais interessantes nas apólices, explicar quais são os melhores serviços a serem contratados, trabalhar em favor do cliente. Fique de olho se o corretor tem disponibilidade para atender as suas necessidades. Em caso de sinistro ou roubo, essa pode ser a primeira pessoa a ser a acionada para resolver os problemas burocráticos para o acionamento do seguro.

Gostou deste artigo sobre a renovação do seguro e como saber quando o profissional e empresa são confiáveis? Então aproveite a sua visita para compartilhar este post com os seus amigos por meio das suas redes sociais para que todos eles saibam um pouco mais sobre o assunto!

O Clube DETRAN foi desenvolvido para você que não quer ser reprovado na hora da sua prova teórica do DETRAN! Aqui você pode estudar com o Simulado DETRAN, com as provas e testes do DETRAN de vários estados do Brasil.

Deixe seu Comentário

avatar

© 2018 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?