fechar

Saiba quais são os documentos necessários para solicitar o Seguro DPVAT

Para todos que possuem veículo automotivo, com certeza já ouviu falar no Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre – DPVAT. Esse seguro existe para assegurar todas as vítimas envolvidas em acidente de trânsito nas vias terrestre de todo o país. Uma das maneiras de assegurar as vítimas de acidentes é a indenização, ou seja, o seguro DPVAT arca com todas as despesas e gastos.

Porém, para exigir o direito do Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre – DPVAT, a vítima ou familiar da vítima tem os seus deveres, ou seja, apresentar todos os documentos necessários nos pontos de atendimento do Seguro DPVAT do seu estado. Abaixo confira a documentação exigida para requerer o Seguro:

  • Boletim de Ocorrência Policial – B.O.: Após o acidente a vítima ou o familiar da vítima deve ir a uma delegacia informar o ocorrido, dessa maneira será registrado o B.O.
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF: Deve-se apresentar o CPF da vítima ou em alguns casos do solicitante também é exigido.
  • Registro Geral – RG / Carteira Nacional de Habilitação – CNH: No caso de vítimas que são pedestres apresentarem o RG e vítimas que são motoristas apresentar a CNH.
  • Comprovante de Residência: Deve-se informar o local que a vítima mora.
  • Relatório de Atendimento: Apresentar o relatório do atendimento no local, ou seja, atendimento feito pela Policia Militar, Polícia Civil, Policia Rodoviária Federal, SAMU, Corpo de Bombeiros ou qualquer outro órgão que tenha prestado o atendimento.
  • Boletim de Atendimento Médico Hospitalar: Se a vítima precisar de cuidados médicos e até mesmo remédios, é necessário apresentar o relatório do médico, os gastos do hospital e os gastos com remédios. Se houver a necessidade de um gasto com os dentes devido ao acidente, a vítima também deve apresentar o relatório de um dentista.

Vale lembrar que se a vítima não sobreviver ao acidente, ou seja, falecer, o familiar também pode solicitar o Seguro DPVAT, porém será necessário apresentar todas as despesas e gastos originais que estiverem no nome da vítima e com especificações do período do atendimento. Caso as despesas forem pagas por uma terceira pessoa, é exigido apresentação dessa pessoa comprovando os gastos (notas fiscais, faturas, etc.), além da comprovação das despesas médicas e todos os documentos pessoais das vítimas.


Compartilhe em sua rede social!

Vinícius Miranda



Tags : DPVAT

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Maria do socorro do nascimento Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Maria do socorro do nascimento
Visitante
Maria do socorro do nascimento

Cai dentro da van dia 05/07 saindo do trabalho mais só fui no hospital no dia seguinte na emergência e não fiz boletim na delegacia ,só a ortopedia engessou minha perna porque teve fratura vou ter que operar ,queria saber se tenho direito ao Dpvat.