fechar

Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN AP

Antes de tudo devemos saber qual a função do tão temido DETRAN. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do Amapá tem como função colocar em prática todas as leis da legislação de trânsito. O candidato à permissão para dirigir teve aulas teóricas a respeito disso. Não existe outro meio de conseguir uma habilitação sem antes passar pelo DETRAN, sem ele nossas vidas seria um caos, imagine cada condutor fazendo o que bem quiser no trânsito. O candidato à permissão para dirigir teve que comparecer algumas vezes ao DETRAN, pagamento de taxas, exames, provas, avaliações, inúmeras foram às etapas até conseguir sua permissão. Sem contar com o medo de não conseguir. Mas ao final deu tudo certo e sua permissão foi concedida.

Mas não pense que acabou, a permissão para dirigir na verdade é concedida para que o condutor seja avaliado ainda por um ano. Durante esse período o condutor deve ser cauteloso, deve colocar em prática tudo que aprendeu durante o curso, não cometer infrações, respeitar todas as normas de trânsito. Se for pego cometendo infrações graves ou gravíssimas ou reincidir em uma infração perderá o direito de adquirir sua permissão definitiva. Além de pagar multas e dependendo da infração cometida poderá responder judicialmente.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão para Dirigir (PPD)

Como são as regras das multas para o motorista que tira a Carteira de Habilitação pela 1ª vez?

Durante um ano o motorista irá portar a permissão para dirigir, nesse período é muito importante que o condutor não cometa infrações. Se o condutor for pego em infrações de natureza grave, gravíssima ou reincidir em uma infração média correrá o risco de ter sua permissão suspensa.

Caso cometa infrações o motorista corre o risco de perder sua permissão para dirigir?

Sim, como dito acima durante um ano você será avaliado, sua conduta no trânsito é muito importante, pois deve respeitar todas as normas da legislação.

Se perder minha permissão para dirigir o que devo fazer?

Em primeiro lugar você terá que pagar algumas multas referentes ás suas infrações. Mas essa não é a pior parte, você terá que começar do zero, fará tudo novamente, nova inscrição, pagamento de taxas, exames médicos, enfim tudo o que fez para conseguir sua permissão pela primeira vez. Além disso, só poderá dar nova entrada no processo de habilitação após um ano.

Consigo tirar minha CNH definitiva se tomei multas e elas ainda não foram computadas?

Não conte com a sorte, pois o sistema é rápido, mas pode acontecer sim. Se no momento do pedido da permissão provisória para a CNH definitiva, não houver infrações registradas, você receberá sim sua permissão definitiva.

O condutor poderá dar entrada em sua Permissão Definitiva para Dirigir um dia após o vencimento. O DETRAN do Amapá aconselha aos condutores verificar antes suas pontuações, o condutor poderá dar entrada através do site e poderá receber sua habilitação pelo correio no endereço fornecido no cadastro. Isso tudo mediante ao pagamento de uma taxa pela habilitação e outra pela postagem do correio.

Sua habilitação definitiva terá validade de quatro anos, pois será contado um ano que você ficou conduzindo automóveis com a provisória. Com sua permissão definitiva em mãos, não pense que você pode sair por ai cometendo atos ilícitos. Preste muita atenção, você deve manter sua conduta de forma exemplar, não falar ao celular, não dirigir sem cinto de segurança, respeitar sinalizações e principalmente não conduzir o veículo embriagado entre outros. Se você for pego cometendo algumas dessas infrações receberá multas, poderá ter seu veículo apreendido e ainda poderá ser penalizado judicialmente.

Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário