fechar

Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN RJ

O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) tem como função colocar em prática todas as normas da legislação de trânsito no estado do Rio de Janeiro. Grandes foram os esforços até o candidato a primeira habilitação conseguir sua Permissão para Dirigir. Provas, documentos, exames, avaliações médicas, apreensão, nervosismo mais você não desistiu e conseguiu.

Depois dessa maratona ainda teve que ser muito cauteloso e prudente para não cometer infrações, pois com isso poderia colocar todo seu esforço a perder. Além de perder sua Permissão para Dirigir (Habilitação Provisória) não teria a chance de conseguir sua Permissão Definitiva para Dirigir. Quando conseguimos nossa permissão para dirigir continuamos sendo vigiados durante um ano. Nesse período estamos sendo avaliados em relação a nossa conduta no trânsito, se fomos pego cometendo infrações de natureza grave ou gravíssima com certeza não teremos a chance de nos habilitarmos definitivamente.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão para Dirigir (PPD)

Como são as regras das multas para o motorista que tira a Carteira de Habilitação pela 1ª vez?


Durante um ano com sua habilitação provisória você terá livre acesso a vias e rodovias, poderá conduzir seu veículo para onde precisar ir. Mas o condutor não poderá cometer infrações de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média.

Em caso de multas, o novo motorista perde a permissão?

A Carteira Nacional de Habilitação só será entregue ao condutor no término de 1 (um) ano de vigência de sua Permissão para Dirigir, caso este não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou seja, reincidente em infração média


Caso perca a permissão, o que tem de fazer para tirar outra?

Caso o candidato perca a permissão para dirigir, terá que iniciar todo o processo de habilitação novamente, começará do zero e ainda poderá ser multado e terá que esperar um ano para iniciar o novo processo de habilitação. Dependendo da infração cometida ainda poderá responder judicialmente.

É possível a pessoa tirar a CNH definitiva mesmo que tenha tomado uma multa no tempo em que estava com a Permissão se a infração não for computada a tempo?


Se suas infrações não tiverem sidas computadas a tempo pelo órgão responsável, você poderá sim receber sua CNH definitiva. Mas não conte com a sorte, geralmente as infrações são computadas rapidamente.

Você já pode dar entrada na sua CNH definitiva um dia após o vencimento da sua provisória. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio de Janeiro aconselha que o condutor verifique antes os pontos de sua habilitação antes de solicitar a substituição. Se o candidato preferir poderá fazer isso pela internet e sua habilitação definitiva será entregue pelo correio no endereço fornecido. A emissão da nova carteira de habilitação custará uma taxa, assim como a postagem pelo correio.

Sua habilitação definitiva terá validade de quatro anos, pois será contado um ano que você ficou conduzindo automóveis com a provisória. Com sua permissão definitiva em mãos, não pense que você pode sair por ai cometendo atos ilícitos. Preste muita atenção, você deve manter sua conduta de forma exemplar, não falar ao celular, não dirigir sem cinto de segurança, respeitar sinalizações e principalmente não conduzir o veículo embriagado entre outros. Se você for pego cometendo algumas dessas infrações receberá multas, poderá ter seu veículo apreendido e ainda poderá ser penalizado judicialmente.




Tags : Habilitação

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
marcio antonio de freitas salustiano Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
marcio antonio de freitas salustiano
Visitante
marcio antonio de freitas salustiano

como faço para me cadastra não estou achando o campo