Permissão Para Dirigir (PPD) DETRAN SC

Tire suas dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD) DETRAN SC 

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Santa Catarina, assim como ao de outros estados, tem como objetivo fiscalizar seus condutores. O número de candidatos a condutores deu uma caída de 13% entre junho de 2015 a maio de 2016, isso devido à crise que o país está enfrentando. Mas mesmo assim o número de candidatos a Permissão para Dirigir ainda continua sendo muito grande. O DETRAN está sempre atento a todos os movimentos de seus condutores, infelizmente por várias vezes acaba aplicando multas porque seus condutores não respeitam a legislação de trânsito. Imaginem todos os condutores fazendo o que bem querem, o trânsito seria um caos.

O candidato que consegue sua Permissão para Dirigir, ainda continua sendo analisado durante 1 ano. Nesse período é muito importante não cometer infrações, respeitar as normas de trânsito e colocar em prática tudo que aprendeu durante o curso que realizou. Não pense que você consegue burlar as leis de trânsito porque o DETRAN possui radares, lombadas eletrônicas em pontos estratégicos, além dos fiscais que cuidam das ruas e avenidas.

Veja abaixo perguntas frequentes sobre Permissão Para Dirigir (PPD)

É possível substituir minha Permissão para Dirigir pela permissão definitiva se eu não pagar minhas multas?

Não, o condutor deve estar com todos os seus débitos quitados.

Se perder minha permissão para dirigir o que devo fazer?

Em primeiro lugar você terá que pagar algumas multas referentes ás suas infrações. Mas essa não é a pior parte, você terá que começar do zero, fará tudo novamente, nova inscrição, pagamento de taxas, exames médicos, enfim tudo o que fez para conseguir sua permissão pela primeira vez. Além disso, só poderá dar nova entrada no processo de habilitação após um ano.

Consigo tirar minha CNH definitiva se tomei multas e elas ainda não foram computadas?

Não conte com a sorte, pois o sistema é rápido, mas pode acontecer sim. Se no momento do pedido da permissão provisória para a CNH definitiva, não houver infrações registradas, você receberá sim sua permissão definitiva.

Onde posso checar se recebi multa e quantos pontos?

Você poderá checar seus pontos junto ao órgão do DETRAN, em alguns casos pelo site.

Quanto tempo leva para expirar uma multa?

A multa leva um ano para expirar contando da data efetuada.

Quem tira a Carteira de Habilitação pelo 1ª vez tem de seguir regras diferentes?

Durante um ano, o motorista vai portar a chamada Permissão para Dirigir. Nesse período não há qualquer restrição ao tipo de via onde ele poderá circular (é permitido dirigir em rodovias e na cidade), mas ele não poderá cometer infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média.

Após 1 ano o condutor já pode dar entrada na sua Permissão Definitiva, isso pode ser feito um dia após o vencimento. O DETRAN de Santa Catarina aconselha que o condutor verifique antes suas pontuações e depois de entrada no processo para a Permissão Definitiva.

Com sua permissão definitiva em mãos, não pense que você pode sair por ai cometendo atos ilícitos. Preste muita atenção, você deve manter sua conduta de forma exemplar, não falar ao celular, não dirigir sem cinto de segurança, respeitar sinalizações e principalmente não conduzir o veículo embriagado entre outros. Seja prudente. Sua Permissão Definitiva tem validade de cinco anos, mas se você não for um bom condutor também estará correndo o risco de perdê-la.

 

Deixe seu Comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

© 2017 Clube DETRAN Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?