fechar

Como tirar sua primeira habilitação no Estado da Paraíba

Certamente você quer tirar sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação), já que esse é um dos desejos de muitos brasileiros, então selecionamos aqui algumas dicas que serão muito úteis para você nesse inicio. Mesmo sendo algo que assusta algumas pessoas, saiba que tirar a primeira habilitação é extremamente simples e tudo o que você precisa é de um conhecimento básico para dar os primeiros passos. Antes de tudo o candidato à primeira habilitação precisa ser maior de 18 anos, ser alfabetizado e ter consciência dos riscos e consequências de seus atos. Aqui no Estado da Paraíba temos um departamento chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), nesse departamento o candidato à primeira habilitação irá tirar todas suas dúvidas. O candidato será informado a respeito de taxas, documentações e exames a serem realizados.

Primeiro passo é o candidato agendar dia e horário para comparecimento ao DETRAN, no dia agendado, o candidato pagará uma taxa e fará sua inscrição. O candidato deve levar RG, CPF (cópia e original) e comprovante de endereço (recente). Após fazer sua inscrição, o candidato será orientado a passar por algumas avaliações (exame médico e psicológico), esses exames são realizados em clinicas cadastradas e o próprio DETRAN fornecerá o endereço da clínica mais próxima de sua residência. Os exames são simples mais de fundamental importância.

Exame médico: Avalia as condições físicas do candidato, pulmões, coração, pressão arterial, visão e força muscular.


Exame psicológico: Avalia a sanidade mental do candidato, permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.

Ao ser aprovado nas avaliações o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) que atesta que o candidato está apto a iniciar a próxima etapa. Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela que você realizará todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Na autoescola escolhida, o candidato começará realizando as aulas teóricas. As aulas teóricas abrangem as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.


O candidato deve realizar o exame teórico que é constituído de uma prova convencional (papel e caneta) ou eletrônica (computador) incluindo todo o conteúdo proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação. No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.

Sendo aprovado na prova teórica, o candidato passará para a etapa das aulas práticas. Essas aulas tem o objetivo de desenvolver algumas habilidades como observar as sinalizações de trânsito, direção defensiva, funcionamento do veículo, normas de circulação e conduta.

Etapa final: O candidato será submetido a uma avaliação prática, realizará testes de baliza, percurso e aclive. (subida íngreme)


Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos. Seja um condutor exemplar, coloque em prática tudo que aprendeu.



Tags : Habilitação

Deixe seu Comentário

avatar