fechar

Como tirar sua primeira habilitação no Estado de Alagoas 

Tirar sua primeira habilitação no Estado de Alagoas para muitas pessoas pode até parecer algo muito difícil, que vai enfrentar burocracias, mas não é bem assim, algumas dicas e orientações sempre ajudam nesse momento tão importante. No Estado de Alagoas temos um órgão chamado DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), nesse lugar, o candidato pode esclarecer todas suas dúvidas. É de fundamental importância o candidato ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e ter total compreensão sobre riscos e consequências de seus atos podendo ser responsabilizado penalmente.

Para conseguir sua primeira habilitação (Carteira Nacional de Habilitação), o candidato deve agendar dia e horário junto ao DETRAN, pagar uma taxa, levar comprovante de endereço (recente), CPF e RG. Feita a inscrição o candidato será direcionado a fazer alguns exames, o próprio DETRAN fornecerá o endereço da clínica credenciada mais próxima de sua casa.

O exame médico: avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir.

Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Matriculado na autoescola de sua escolha, você começará tendo aulas teóricas. O Curso teórico tem à carga horária total de 45 horas/aula (cada uma correspondente a 50 min), abrangendo as seguintes disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiro socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio no trânsito e noções sobre o funcionamento do veículo.

Sendo aprovado no exame teórico, finalmente o candidato começará a realizar as aulas práticas. Nas aulas práticas, o candidato será orientado sobre normas de circulação e conduta, direção defensiva, sinalização, parada do veículo e como estacionar. Realizadas as aulas práticas o candidato será submetido a uma avaliação que consiste em baliza, percurso e aclive (que apresenta uma subida ou inclinação para cima). Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.

Tags : Habilitação

2 Comentários

  1. O teste de vista do DETRAN é totalmente ineficaz, pois eu fui aprovado recentemente e minha visão não é boa, só identifico placas, buracos e lombadas de perto, tendo que algumas vezes, frear bem em cima, algumas vezes; pela noite é ainda pior, fico totalmente ofuscado pelas luzes dos carros da outra faixa

Deixe seu Comentário